Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Oposição em Itabuna pode definir candidato até terça (23); aliados de ACM Neto seguem divididos
Oposição em Itabuna pode definir candidato até terça (23); aliados de ACM Neto seguem divididos
Por Política Livre
19/07/2024 às 20:15
Atualizado em 19/07/2024 às 20:21
Foto: Montagem/ André Reis/Política Livre

A oposição ao governo Jerônimo Rodrigues (PT) em Itabuna tem três pré-candidaturas colocadas às vésperas do período das convenções, que começa neste sábado (20) e termina em 5 de agosto. Os aliados do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) seguem divididos.
Estão no páreo o ex-prefeito Capitão Azevedo, do União Brasil; o médico Isaac Nery, do PDT; e o deputado estadual Pancadinha, que, embora seja do Solidariedade, legenda da base de Jerônimo, integra a bancada oposicionista na Assembleia Legislativa.
Até a próxima terça-feira (23), deverá ocorrer um encontro entre os três em busca de uma definição. ACM Neto tem articulado por uma candidatura única, como fez em Feira de Santana. Mas existe divisão até mesmo no União Brasil.
O deputado estadual Robinho (União), por exemplo, declarou apoio a Isaac Nery, com quem tem una parceria política. Ele defende que Capitão Azevedo seja o vice do pedetista. Já o deputado estadual Sandro Régis (União) é um dos maiores apoiadores de Capitão Azevedo na sigla, e quer Isaac ou Pancadinha como vice do pré-candidato.
O PSDB, também aliado de ACM Neto no plano estadual, declarou apoio ao prefeito Augusto Castro (PSD), candidato apoiado por Jerônimo e pelos partidos da base governista. Os tucanos são comandados na Bahia pelo deputado estadual Tiago Correia, próximo de Neto. Vale lembrar que Augusto já foi do PSDB e da oposição ao PT.
A situação fica ainda mais complexa em Itabuna porque parte do PT e o MDB deve apoiar um dos nomes da oposição: Pancadinha. Preterido pelo próprio partido de entrar na disputa e adversário de Augusto, o ex-prefeito de Itabuna Geraldo Simões, que é petista, tem articulado para que a oposição ao governador escolha o deputado do Solidariedade, que esta semana recebeu o apoio do deputado federal Elmar Nascimento (União). Peculiaridades do cenário eleitoral no interior do Estado.
