30 outubro 2024
O comando estadual do PT destituiu o diretório do partido em Itabuna e tirou da presidência municipal Jackson Moreira após o petista sinalizar apoio à candidatura do deputado estadual Pancadinha (Solidariedade) a prefeito. Ele foi substituído por Nina Rosa, nomeada nova presidente.
Jackson era ligado ao ex-prefeito e ex-deputado federal Geraldo Simões, um dos fundadores do PT e que teve o nome vetado pelo próprio partido, depois de processo de disputa interna, na corrida eleitoral deste ano. Como é adversário ferrenho do prefeito Augusto Castro (PSD), nome apoiado pela cúpula petista estadual, incluindo o governador Jerônimo Rodrigues e o senador Jaques Wagner, Simões já disse que não há possibilidade de apoiar o gestor.
Hoje, ele reafirmou a este Política Livre que segue conversando com Pancadinha. “Estamos na fase final dos diálogos, das tratativas. Acredito que até amanhã (30) haja uma definição”, frisou. Ele criticou a destituição do diretório do PT em Itabuna, que foi transformado em comissão provisória.
“Destituíram o presidente e o diretório e nomearam uma comissão provisória com filiados aliados ao prefeito. Isso tudo sem notificação, processo ou direito de defesa”, declarou o ex-prefeito.
Mais cedo, o site mostrou que Geraldo Simões, os irmãos Vieira Lima e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) devem estar no mesmo lado em Itabuna nas eleições deste ano. Neto já referendou o apoio do União Brasil a Pancadinha, o que deve ser feito em breve pelo MDB e pelo fundador do PT, diante do cenário político atual no município.
Política Livre