3 janeiro 2025
Embora seja o menor entre os três partidos, com apenas um vereador, o PV terá mais candidatos na eleição proporcional em Salvador do que o PT e o PCdoB, companheiros da Federação Brasil da Esperança.
Segundo a lista enviada à Justiça Eleitoral após o período das convenções, do total de 44 postulantes da federação, ou seja, da chapa completa, 17 são “verdes”. Há outros 16 petistas e apenas 11 comunistas.
Os números surpreendem porque o PT, com quatro vereadores na Câmara (Marta Rodrigues, Arnando Lessa, Tiago Ferreira e Suíca), é o maior partido da federação. Em tese, se assim desejasse, teria o maior número de candidatos.
Logo depois vem o PCdoB, que tem dois vereadores (Hélio Ferreira e Augusto Vasconcelos). O único representante do PV na Câmara é André Fraga, aliado do prefeito Bruno Reis (União).
Além de André Fraga, os “verdes” apostam em lideranças comunitárias como Irmã Day e Arthur Portela, que apoiam a candidatura do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) ao Palácio Thomé de Souza.
O PT, além dos vereadores, confirmou as candidaturas de nomes conhecidos no partido e no campo da esquerda, a exemplo de Ademário Costa e Gilmar Santiago. Entre os postulantes sem mandato do PCdoB, que desde a época das coligações adotava a estratégia de lançar um menor número de candidatos, mas com maior potencial de votos, o quadro mais competitivo é a ex-vereadora Aladilce Souza.
Os vereadores que integram o grupo calculam, de forma aberta, que a federação, hoje com sete representantes, pode crescer e eleger até oito membros. Entretanto, reservadamente as lideranças apostam na manutenção do número atual ou até na redução de uma cadeira.
Essa é a primeira eleição municipal com o advento das federações partidárias. Clique aqui e confira a lista de candidatos a vereador da Federação Brasil da Esperança em Salvador.
Política Livre