13 dezembro 2024
Após uma reunião com líderes partidários, ocorrida no início da tarde desta terça-feira (03), no Salão Nobre da Casa, a Assembleia Legislativa da Bahia decidiu liberar os deputados da presença física nas sessões plenárias, mesmo quando houver votações. A medida, aprovada por unanimidade, vai vigorar até o final da primeira semana de outubro, ou seja, depois do primeiro turno da eleição municipal.
Dessa forma, as votações na Assembleia ocorrerão, neste período, de forma híbrida, no mesmo modelo que funcionou durante a pandemia da Covid-19. Assim, os deputados poderão computador os votos remotamente. Quem faltar às sessões também não receberá falta.
Segundo um dos líderes ouvidos pelo Política Livre, que optou por falar reservadamente sobre o tema, as assembleias legislativas de 19 estados do Brasil decidiram adotar o mesmo sistema durante as eleições, quando os deputados têm a necessidade de passar mais tempo no interior por conta da campanha eleitora.
Até então, os deputados tinham decidido que as votações ocorreriam apenas em dias de terça-feira, o que deve ser mantido no modelo híbrido.
Política Livre