24 novembro 2024
A pesquisa P&A/Política Livre, que aponta a liderança folgada do prefeito Bruno Reis (União) na disputa eleitoral em Salvador (clique aqui para ler), também simulou o cenário de segundo turno entre o gestor e candidato à reeleição e o vice-governador Geraldo Júnior, postulante do MDB.
Bruno segue em ampla vantagem, e venceria a disputa com 71% dos votos, contra 11,2% do emedebista. Outros 11,7% dos entrevistados disseram não votar em nenhum e o universo de indecisos é de 6,1%.
Mesmo quando o eleitor é informado sobre os principais apoiadores de cada candidato, na simulação de segundo turno, o prefeito mantém uma vantagem sólida. Associado ao antecessor ACM Neto (União), Bruno lidera com 70,4% dos votos, contra 15,5% de Geraldo Júnior, que tem o nome vinculado, no questionário, ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e ao presidente Lula (PT). Isso demonstra que o discurso da nacionalização da campanha, pregado pelo vice-governador, não vingou.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BA-01665/2024 e ouviu 625 eleitores na capital baiana entre os dias 4 e 7 de setembro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais.
Leia também:
Política Livre