26 novembro 2024
O prefeito de Ilhéus (BA), Mario Alexandre (MDB), é alvo de uma operação da Polícia Federal que apura supostos crimes de corrupção, desvio de recursos, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. A informação é do G1. A Justiça Federal autorizou a realização de buscas tanto na residência quanto no gabinete de Mario Alexandre, localizado na prefeitura.
A operação também atingiu Bento Lima (PSD), candidato a prefeito apoiado por Mario Alexandre e ex-secretário de Gestão de Ilhéus, além do ex-procurador-geral do município, Jefferson Domingues Santos, outras duas pessoas e duas empresas.
Denominada “Barganha”, a operação cumpre mandados em diversas cidades, incluindo Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Salvador e Lauro de Freitas.
Durante a operação, a Polícia Federal apreendeu mais de R$ 700 mil em espécie na casa de um dos empresários investigados.
A investigação se baseia na delação premiada de um dos envolvidos em uma operação anterior da PF, que investigou desvios de recursos federais destinados ao combate à Covid-19. A delação foi homologada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) com o apoio do Ministério Público Federal (MPF).
De acordo com o colaborador, o prefeito Mario Alexandre teria negociado propinas em um contrato irregular para serviços de coleta de lixo firmado pela Prefeitura de Ilhéus. O então procurador Jefferson Santos foi responsável por dar parecer favorável à contratação, mesmo diante de indícios de irregularidades.