23 novembro 2024
O prefeito de Coaraci, Jadson Galvão (Avante), será acionado na Justiça Eleitoral pelo deputado Rosemberg Pinto (PT), líder do governador Jerônimo Rodrigues (PT) na Assembleia Legislativa, após ser acusado de manipular um vídeo para favorecer o candidato do PT à sucessão municipal, o aliado Célio Passos, mais conhecido como Célio do Asfalto.
Embora sejam do mesmo partido, Rosemberg e Célio são adversários no município do sul baiano, onde o parlamentar e a maior parte das lideranças petistas apoia a candidatura de Milton Cerqueira, o popular Miltinho do Axé (PSD).
O deputado acusa Jadson de publicar nas redes sociais um vídeo manipulado com o objetivo de extrair dividendos eleitorais em Coaraci. Durante um discurso, neste domingo (15), em Santa Cruz da Vitória, que fica na mesma região, Rosemberg, que estava no mesmo palanque do governador Jerônimo Rodrigues (PT), pediu votos para a eleição do candidato do PT a prefeito na cidade, Jackson Bonfim. Jadson, no entanto, teria alterado a fala do parlamentar, numa montagem na qual trocou o nome de Jackson pelo próprio.
O prefeito de Coaraci é um dos principais fiadores da candidatura de Célio, assim como o deputado estadual Niltinho (PP), o deputado federal Neto Carletto (PP) e lideranças estaduais do PT, a exemplo do chefe de Gabinete do governador, Adolpho Loyola, e do secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso. O Política Livre já publicou uma matéria revelando o racha petista na cidade.
No vídeo, o próprio Jadson aparece fazendo sinais positivos diante da fala alterada de Rosemberg, que, em determinado momento, afirma que “é o 13 contra a arrogância, contra a prepotência”.
“Eu fiz a fala toda me referindo a Jackson, e o prefeito de Coaraci colocou Jadson. Não teve nem o cuidado de tirar rosto dele na filmagem. Ele mesmo apareceu, e isso viralizou na cidade, onde apoio, junto com a maior parte do PT local, o Miltinho. Isso é crime eleitoral e vou acioná-lo”, disse Rosemberg ao site.
Durante toda a agenda eleitoral de Jerônimo no sul da Bahia, no final de semana, Jadson tentou gravar um vídeo de apoio do governador a Célio para exibir em Coaraci, mas não conseguiu – Rosemberg também acompanhou o governador. O candidato, que é um “estrangeiro” em Coaraci – ele nunca morou lá e é natural de Itamaraju -, tem no currículo uma acusação de agressão à própria mulher.
A principal liderança do PT local, a ex-prefeita Josefina Castro, também apoia a candidatura de Miltinho, assim como os outros dois partidos da Federação Brasil da Esperança, o PCdoB e o PV, embora oficialmente estejam na coligação de Célio.
Política Livre