Foto: Divulgação/Arquivo
O prefeito Bruno Reis lidera as intenções de voto 01 de outubro de 2024 | 08:20

Bruno Reis abre vantagem histórica e chega a 84% das intenções de votos válidos, diz pesquisa

salvador

Faltando cinco dias para o primeiro turno das eleições municipais de 2024, o prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), abriu uma vantagem de mais de 66 pontos na corrida eleitoral, de acordo com levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (1º) pelo Bahia Notícias, rádio Antena 1 Salvador e TV Aratu.

Bruno aparece com 74% das intenções de voto, contra 7,4% do vice-governador Geraldo Júnior (MDB), que novamente está empatado tecnicamente com o candidato do PSOL, Kleber Rosa, que pontuou com 3,5%.

Considerando as intenções de votos válidos, Bruno Reis chegou a 84%, contra 8,4% de Geraldo e 4% de Kleber Rosa. Os demais candidatos, juntos, somam pouco mais de 3% das intenções de votos válidos.

Em relação à pesquisa do instituto Paraná realizada em setembro, Bruno Reis teve oscilação positiva, enquanto Geraldo Júnior registrou queda. No levantamento anterior, o prefeito e candidato à reeleição tinha 68,3%, crescendo quase 6 pontos. Geraldo, por sua vez, tinha 9,8% e caiu 2,4 pontos. Kleber Rosa registrava 2,5% e cresceu um ponto.

No cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Bruno Reis registra 48,3% das intenções de voto, contra 2,8% de Geraldo Júnior e 1,3% de Kleber Rosa.

Geraldo Júnior registrou um aumento na rejeição em relação à pesquisa anterior. O levantamento mostra que 46% dos entrevistados não votariam no candidato do MDB de jeito nenhum, um aumento de mais de sete pontos em relação à pesquisa anterior. Bruno Reis aparece com o menor índice de rejeição (14,8%).

A pesquisa ouviu 800 eleitores entre os dias 27 e 30 de setembro e tem margem de erro de 3,5% para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-00014/2024.

Leia também:

PT atrai novatos e projeta eleger mais prefeitos sob Lula

Comentários