Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Elmo Vaz derrota articulação de ex-prefeitos, emplaca sucessor e se consolida como liderança na região de Irecê; “vem forte em 2026”
Elmo Vaz derrota articulação de ex-prefeitos, emplaca sucessor e se consolida como liderança na região de Irecê; “vem forte em 2026”
Por Redação
09/10/2024 às 16:56
Foto: Divulgação/Arquivo

A eleição do último domingo (6) consolidou a posição do prefeito de Irecê, Elmo Vaz (PSB), como principal liderança política da região ao garantir, com folga, a vitória do seu sucessor Murilo Franca (PSB), superando um cenário inédito de união das forças de oposição.
Com 54,02% dos votos válidos, Murilo abriu uma margem superior a três mil votos sobre o candidato Figueredo (PDT), que chegou a liderar pesquisas de intenção de votos ainda na pré-campanha.
O embate pela sucessão municipal mobilizou cinco ex-prefeitos, entre os quais estava Luizinho Sobral - que declinou da candidatura e endossou apoio a Figueredo, num movimento que mirou mais a Assembleia Legislativa da Bahia em 2026 do que a própria disputa local em Irecê, conforme mostrou o Política Livre.
A Luizinho se juntaram os ex-prefeitos Joacy Dourado, Beto Lelis, Doinha e Henrique Sobral - que acabou compondo a vice de Figueiredo. O plano da composição, pelas palavras do ex-prefeito Joacy Dourado, era bem específico: “Queremos derrubar Elmo. Só isso”.
Em uma mensagem de áudio, que circulou em aplicativos de mensagens e nas redes sociais, Joacy falou abertamente sobre a movimentação que estava em curso.
“Nós não estamos querendo nada. Eu, Figueredo e Luizinho nos reunimos e queremos derrubar Elmo. Só isso. [...] O prefeito pode ser até uma égua. Nós não estamos atrás de prefeito, nós queremos derrubar Elmo”.
Além da vitória de Murilo para o Executivo, o grupo liderado por Elmo também alcançou votação maiúscula na Câmara Municipal, elegendo 13 dos 15 vereadores, número mais que suficiente para definir o próximo presidente da Casa.
Segundo interlocutores, a performance do prefeito que emergiu como liderança regional tem origem nos altos índices de aprovação que ele sustentou ao longo dos dois mandatos, tornando a gestão municipal numa espécie de vitrine para as demais cidades do território de Irecê. De acordo com essas fontes, Elmo estaria cotado para voos maiores e já é cotado como forte candidato a deputado federal em 2026.
