26 novembro 2024
Lançado pelo prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), como candidato à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), afirmou nesta terça-feira (29) que só entra na disputa se for por consenso.
“Tenho recebido muitas ligações de prefeitos de todo canto da Bahia para que eu coloque minha candidatura, e esse apoio de Cocá muito me honra, ele que foi um brilhante presidente da UPB. Acho que o bate-chapa prejudica a entidade. Dessa forma, eu posso ser candidato, mas se houver um consenso. Projetos para a entidade eu tenho”, declarou Wilson, que é amigo pessoal do senador Jaques Wagner (PT) e também é próximo do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Wilson, que foi reeleito para o quarto mandato como prefeito de Andaraí este ano, era presidente da Federação dos Consórcios da Bahia quando Zé Coça presidiu a UPB, no biênio 2021/2022. Ele chegou a se colocar como candidato à presidência da principal entidade municipalista da Bahia em 2023, mas abriu mão em favor de Quinho (PSD), prefeito de Belo Campo e aclamado presidente da entidade naquele ano.
“Defendo o fortalecimento da UPB, inclusive por meio de uma reforma estatutária para descentralizar a entidade. Precisamos, por exemplo, criar vice-presidências regionais. Além disso, como aconteceu quando eu presidia a federação e Cocá estava na UPB, as duas entidades precisam atuar em parceria, como unha e carne, e com independência, defendendo a pauta municipalista de forma independente”, acrescentou Wilson.
Além de prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso é presidente do Consórcio Chapada Forte, que reúne 28 municípios.
Política Livre