12 abril 2025
O PCdoB deve manter os espaços que têm atualmente no primeiro e segundo escalão com a reforma administrativa do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Entretanto, pode haver uma troca de comando na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que tem como titular Davidson Magalhães, ex-presidente da legenda na Bahia.
A exemplo do que foi cogitado no início da montagem da equipe de Jerônimo, após as eleições de 2022, Davidson se movimenta nos bastidores para assumir um cargo na estrutura do governo do presidente Lula (PT). Na época, a articulação, conduzida pela direção estadual do PCdoB, não vingou. O partido já tem um substituto para comandar a Setres: o vereador de Salvador Augusto Castro, que é comunista.
O suplente de Augusto é o vereador Hélio Ferreira (PCdoB) que, ao contrário do primeiro, não se reelegeu este ano. Ou seja, caso haja mudança na Setre, a legenda mantém as duas cadeiras que conquistou na Câmara Municipal nas urnas – a outra é da ex-vereadora Aladilce Souza.
A outra secretaria comandada pelo PCdoB no governo estadual é a de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), com Ângela Magalhães. No segundo escalão, os comunistas controlam a Sudesb e a Bahiagás.
Política Livre