2 dezembro 2024
Após o ministro André Ramos Tavares, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reformar a decisão do Tribunal Eleitoral da Bahia e decidir deferir o registro da candidatura da prefeita reeleita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), o vereador Ivan Cordeiro (PL), acompanhado de centenas de pessoas, foram ao aeroporto da cidade para recepcionar a gestora, que se sagrou a primeira mulher eleita do município.
“Fiz questão de recepcionar a nossa prefeita e celebrar com o povo de Vitória da Conquista a decisão da justiça eleitoral, que assegurou aos 116 mil eleitores o sagrado direito de ter seu voto contabilizado. Agora é oficial: Vitória da Conquista vai empossar em janeiro sua primeira prefeita eleita. E no domingo vamos às ruas, comemorar com uma bela carreata a vitória da Democracia”, disse Ivan, nas redes sociais.
Sheila havia concorrido sem o registro depois que a maioria dos julgadores do TRE concluiu que, porque sua mãe ter assumido interinamente a Prefeitura de Conquista na gestão de Herzem Gusmão sua reeleição consistiria num terceiro mandato, o que é proibido por lei.
O ministro aceitou os argumentos da defesa, feita pelo escritório do advogado Michel Reis, de que o óbice da inelegibilidade não poderia ser aplicado a ela.