28 novembro 2024
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) bateu o martelo e confirmou a aliados a segunda mudança na reforma administrativa que pretende anunciar até janeiro de 2025: a troca de comando na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O atual titular da pasta, Davidson Magalhães, será substituído pelo vereador de Salvador Augusto Vasconcelos, ambos do PCdoB, partido que solicitou a Jerônimo a modificação, conforme já havia sido antecipado por este Política Livre.
Fontes ligadas ao Palácio de Ondina revelaram ao site que o governador deu o sinal verde aos comunistas. Davidson vai assumir um posto federal em Brasília por indicação da sigla. O cargo ainda não foi definido.
Augusto Vasconcelos, por sua vez, abre espaço para o suplente Hélio Ferreira (PCdoB) assumir uma cadeira na Câmara Municipal a partir de janeiro – ele, que é ligado ao Sindicato dos Rodoviários da capital, não conseguiu se reeleger.
Não haverá mudanças nos demais espaços comandos por indicados do PCdoB: Secretaria de Igualdade Racial e dos Povos Tradicionais (Sepromi), com Ângela Guimarães; Bahiagás, com Luiz Gavazza; e Sudesb, com Vicente Neto.
A primeira mudança já confirmada extraoficialmente na reforma administrativa, revelada em primeira mão pelo Política Livre, será a troca no comando da Secretaria de Comunicação (Secom), com a saída do jornalista André Curvello. Ele deve ser substituído pelo também jornalista André Ferrado, atual chefe de Gabinete da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e ligado ao senador Jaques Wagner (PT).
Política Livre