/

Home

/

Noticias

/

Mundo

/

Lula telefona para presidente eleito do Uruguai e diz querer encontrá-lo durante cúpula do Mercosul

Lula telefona para presidente eleito do Uruguai e diz querer encontrá-lo durante cúpula do Mercosul

Por Renato Machado/Folhapress

25/11/2024 às 11:36

Foto: Paulo Pinto/Arquivo/Agência Brasil

O presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou na manhã desta segunda-feira (25) para o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, para parabenizá-lo pela vitória no pleito deste domingo (24).

Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, o brasileiro disse que pretende encontrar Orsi durante a cúpula do Mercosul, que será realizada no Uruguai em dezembro.

"Na manhã desta segunda-feira, 25 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou para o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, para parabenizá-lo pela vitória no país vizinho. O presidente também mandou, por Orsi, um abraço ao ex-presidente Pepe Mujica", afirma o texto.

"Lula comunicou que irá visitar o Uruguai no dia 6 de dezembro, para a cúpula do Mercosul, quando pretende se encontrar com o presidente eleito e o ex-presidente", conclui.

Lula já havia parabenizado Orsi em uma postagem em suas redes sociais, na noite de domingo (24). Escreveu que se tratava de uma vitória de toda a América Latina.

"Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje. Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe", escreveu o presidente.

"Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional."

Neste domingo (24), Yamandú Orsi confirmou o leve favoritismo que apresentava nas pesquisas e foi eleito presidente do Uruguai. A histórica coalizão de esquerda e centro-esquerda Frente Ampla voltará ao poder após cinco anos de governo da centro-direita.

Com 100% dos votos apurados, Orsi teve 49,8% dos votos. Já o governista Álvaro Delgado (Partido Nacional) conseguiu 45,8%.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.