10 maio 2025
Titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller comunicou ao prefeito Bruno Reis (União) o desejo de deixar a pasta na reforma administrativa, possibilidade que já havia sido antecipada com exclusividade pela coluna Radar do Poder (clique aqui para ler). Segundo apurou o Política Livre junto a fontes do Palácio Thomé de Souza, os dois ainda terão uma conversa definitiva, o que deve ocorrer esta semana.
Fabrizzio está na gestão municipal desde o governo de ACM Neto, quando exercia o cargo de superintendente da Transalvador. Com convites para atuar tanto no setor público quanto privado, ele manifestou ao prefeito a vontade de respirar novos ares. Entretanto, embora seja a tendência, a saída não é irreversível. Ou seja, a decisão final seria do próprio Bruno Reis.
Uma alternativa seria o secretário permanecer na Semob por mais dois anos, seguindo na liderança do projeto de ampliação do sistema BRT e da renovação da frota de ônibus da cidade, que vai ganhar novos veículos elétricos.
Já há um nome cotado para substituir Fabrizzio, que teria o aval do próprio secretário. Trata-se do economista Pablo Souza, que foi gerente de Transportes da Fifa e diretor de Planejamento da Semob. É um quadro técnico, a exemplo do atual titular da pasta, perfil do qual Bruno Reis não abre mão para o setor.
Na Transalvador, deve permanecer o atual superintendente Décio Martins, nome ligado ao deputado federal Leo Prates (PDT).
Hoje, o titular da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, se despediu da Prefeitura em um vídeo publicado na internet. Quem também já admitiu ao Política Livre que vai deixar a pasta é a secretária de Reparação, Ivete Sacramento (clique aqui para ler).
Bruno Reis deve ter diversas conversas a partir desta segunda-feira (30) com colaboradores e aliados para tratar da reforma administrativa. O prefeito tem dito, no entanto, que não tem pressa para anunciar as mudanças. Segundo ele, as modificações serão pontuais.
Política Livre