Foto: Matheus Landim/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta quarta-feira (11), mudanças no secretariado 11 de dezembro de 2024 | 19:40

Governador anuncia primeiras mudanças no secretariado; alterações já haviam sido reveladas pelo Política Livre

exclusivas

Por meio de nota, sem convocar a imprensa, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta quarta-feira (11), as primeiras mudanças na composição do seu secretariado. As alterações já haviam sido reveladas em primeira mão por este Política Livre nas últimas semanas.

Jerônimo fez modificações nas secretarias de Comunicação (Secom); Relações Institucionais (Serin); Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); e na Chefia de Gabinete do Governador. Parte das nomeações será publicada na edição desta quinta-feira (12) do Diário Oficial do Estado.

Para a Secom, quem assume interinamente é Luciano Suedde, atual chefe de Gabinete da pasta. O site havia divulgado que o jornalista André Curvello deixaria o comando da secretaria para assumir a comunicação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Jerônimo ainda não definiu o substituto definitivo.

O novo titular da Serin é o atual chefe de Gabinete do Governador, Adolpho Loyola (PT), que substitui Jonival Lucas. A informação foi revelada com exclusividade pelo site na semana passada. A Chefia de Gabinete passa a ser comandada por Maurício Weidgenant, que até então atuava como subchefe da pasta.

Por fim, para a Setre, Jerônimo confirmou a nomeação do vereador de Salvador Augusto Vasconcelos (PCdoB), que substitui Davidson Magalhães (PCdoB), a caminho de uma função em Brasília. A mudança foi solicitada pela cúpula comunista, e também foi antecipada por este Política Livre. Augusto deve assumir a Setre a partir de janeiro, depois de tomar posse como vereador reeleito. Quem assume o mandato na Câmara Municipal é Hélio Ferreira (PCdoB), que não se reelegeu este ano.

“A reforma é necessária em qualquer governo, de dois em dois anos. É natural que a gente possa reanimar, dar uma aquecida nas ações. Eu preciso fazer isso para que a gente possa seguir avançando com novos projetos e novas ações. Na próxima semana, eu devo anunciar mais alguns novos nomes para a reforma do meu governo”, declarou o governador.

“Quero agradecer a todos que contribuíram com o governo do Estado. No caso de André Curvello, foi chamado para outra missão, mas vai continuar sendo ouvido por mim. Eu quero muito a contribuição dele. Aqui no meu gabinete, faço também uma mudança. Adolpho Loyola passa a assumir, já a partir de amanhã, a Serin. E agradeço ao Jonival Lucas, que já vinha na chefia de gabinete com Luiz Caetano (PT), subiu ao cargo de secretário e agora continuará nos ajudando como chefe de gabinete de Adolpho. Já Maurício passa a assumir como meu chefe de gabinete”, acrescentou o governador.

O governador também confirmou que a mudança na Setre foi uma demanda do PCdoB. “Na Setre, uma mudança combinada com o partido PCdoB. Também quero agradecer a Davidson por sua contribuição na gestão, uma pessoa que pensa política, mas que também executa. E, no seu lugar, entra o atual vereador reeleito em Salvador, Augusto Vasconcelos”.

Jerônimo vinha afirmando, em entrevistas à imprensa, que começaria a fazer os anúncios da reforma administrativa entre novembro e dezembro. A previsão dele era que as mudanças seriam concluídas até janeiro de 2025.

Política Livre
Comentários