/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Ivete Sacramento manifesta desejo de deixar a Secretaria de Reparação no segundo governo de Bruno Reis

Ivete Sacramento manifesta desejo de deixar a Secretaria de Reparação no segundo governo de Bruno Reis

Por Política Livre

17/12/2024 às 14:59

Foto: Divulgação/Arquivo

Secretária de Reparação, Ivete Sacramento

Além do secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, que deseja retornar à iniciativa privada, quem também manifestou ao prefeito Bruno Reis (União) o desejo de deixar o posto que ocupa atualmente na reforma administrativa do Executivo municipal foi a secretária de Reparação, Ivete Sacramento. A informação foi, inclusive, confirmada pela própria Ivete, ao ser procurada nesta terça-feira (17) pelo Política Livre.

"Completei 72 anos e estou muito feliz porque conseguimos instituir uma política municipal anti-racismo e anti-LGBTfobia. Reforçamos a cidadania, o respeito às diversidades. Hoje, por exemplo, fiquei tão feliz em poder inaugurar, ao lado do prefeito, a Bebeteca Antirracista Curumim, lá em Periperi, que é uma coisa fantástica. Enfim, me sinto realizada", disse Ivete ao site.

Professora universitária aposentada, Ivete assumiu o comando da Secretaria de Reparação em 2013, ou seja, no início da gestão de ACM Neto (União). Liderança reconhecida do movimento negro, embora filiada ao partido da Igreja Universal, o Republicanos, ela chegou a se afastar temporariamente do cargo, em 2020, visando se tornar uma opção para compor a chapa de Bruno Reis na disputa pela Prefeitura de Salvador, mas a escolhida ao posto foi Ana Paula Matos (PDT).

Primeira reitora negra do Brasil, Ivete também é respeitada nacionalmente por ter implantado, em 2002, a política de cotas na Universidade do Estado da Bahia (Uneb). "Chegou o momento de dar oportunidade a outras pessoas, de encerrar este ciclo. Já conversei com Bruno Reis, que deve escolher uma outra pessoa competente para assumir a pasta", declarou a secretária.

Ivete, no entanto, demonstrou disposição de assumir outra função na Prefeitura. "Se for da vontade de Bruno, estou à disposição para outras tarefas. Ou então vou dar uma descansada, relaxar um pouco, curtir. Mas seguirei envolvida com as questões de combate ao racismo e em favor da desigualdade, não tenha dúvidas", frisou.

Bruno Reis tem dito à imprensa que fará apenas ajustes pontuais na equipe, alguns motivados pelo desejo de colaboradores de deixarem as pastas. O prefeito tenta manter os "ajustes" em sigilo, para nervosismo dos aliados. Mas outras mudanças também são tratadas de acordo com os interesses dos partidos e da da própria base.

Ontem (16), por exemplo, o prefeito recebeu no gabinete o vereador Luiz Carlos e o deputado federal Márcinho Marinho, presidentes municipal e estadual do Republicanos, respectivamente, quando Bruno teria batido o martelo sobre o retorno do edil ao cargo de secretário de Infraestrutura e Obras Públicas. A pasta já está sob a batuta da legenda.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.