27 dezembro 2024
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) deve deslocar o “braço direito” Adolpho Loyola (PT) da chefia de Gabinete para a titularidade da Secretaria de Relações Institucionais (Serin). A informação foi revelada ao Política Livre por fontes próximas ao Palácio de Ondina.
O ajuste, que será anunciado no bojo da reforma administrativa, acaba por fazer justiça a Loyola, que, com força dentro da gestão, praticamente assumiu as funções da Serin. Ligado ao senador Jaques Wagner (PT), é ele, por exemplo, quem tem feito os atendimentos políticos, dialogando com os deputados da base e dirigentes partidários. Com um perfil agregador, tem, inclusive, a confiança dos aliados de Jerônimo e costuma ser elogiado até mesmo pela oposição.
O atual titular da Serin é Jonival Lucas, que substituiu Luiz Caetano (PT) quando o petista se afastou para disputar (e vencer) a eleição em Camaçari. Não se sabe ainda qual será o destino de Jonival e quem ocupará a chefia de Gabinete de Jerônimo.
Ao lado de Éden Valadares, presidente do PT baiano, e de Lucas Reis (PT), chefe de Gabinete de Wagner no Senado, Loyola completa o trio que ficou conhecido como os “menudos” do senador. Eles são três apostas do “bruxo” para fazer a renovação dos quadros políticos e eleitorais do PT. Já está definido no grupo, inclusive, que Lucas será candidato a deputado federal em 2026.
O Política Livre já havia revelado que o governador decidiu também fazer mudanças em outras pastas e também na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a pedido do PCdoB.
Política Livre