26 dezembro 2024
A Polícia Federal está investigando os prefeitos Luciano Pinheiro, de Euclides da Cunha, e Roberto Bruno, de Umburanas, por supostas irregularidades em licitações para transporte escolar e locação de veículos.
As apurações fazem parte da “Operação Rumo e Prumo”, deflagrada nesta quinta-feira (5), que também levou à prisão um homem identificado como Felipe, por posse ilegal de arma. Ainda segundo informações do Portal do Casé, o suspeito foi levado à Delegacia Territorial.
De acordo com a PF, agentes públicos e representantes de empresas deveriam montar esquemas para manipular licitações, apoiando uma organização criminosa. Entre as irregularidades estão a supervalorização de preços de referência, cláusulas que limitavam a concorrência, contratação de empresas sem qualificação técnica e ajustes nos editais para direcionar as contratações.
A operação cumpriu 21 mandatos de busca e apreensão em seis municípios, mobilizando 65 policiais federais e 11 servidores da Controladoria-Geral da União (CGU). Também foi determinado o bloqueio de cerca de R$ 9 milhões, valor associado aos desvios investigados.
As investigações apontam que os recursos desviados foram destinados a pagamentos ilícitos, incluindo prefeitos, por meio de depósitos em contas de terceiros para dificultar o rastreamento. As ações ocorreram em Umburanas, Euclides da Cunha, Salvador, Jaguarari, Jacobina e Petrolina.