18 janeiro 2025
Enquanto aguarda em liberdade, com o uso de tornozeleira eletrônica, o desfecho de uma série de recursos em processos por corrupção, lavagem de dinheiro, entre outros crimes, o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, condenado a mais de 400 anos de prisão, mantém uma rotina de sugestões de livros, filmes e comentários políticos nas redes sociais. Nesta sexta-feira, 17, o ex-chefe do Executivo fluminense compartilhou um vídeo em que aparece em uma piscina e dá dicas de filmes para seus 47,6 mil seguidores no Instagram.
Nas imagens, Cabral aparece em uma piscina, de óculos escuros e recomenda três filmes. “Para esse final de semana, eu tenho três dicas para você, mas três dicas que eu puxei pela memória, filmes que me emocionaram muito ao longo da minha vida”, diz.
O ex-governador recomenda Blade Runner, Cinema Paradiso e Eles não usam black-tie. “São três grandes filmes, pare para vê-los”, afirma.
Desde que deixou a prisão em 2022 para o regime domiciliar, Cabral usa as redes sociais para compartilhar momentos com a família, dicas culturais e faz, por vezes, comentários políticos e sobre o contexto sociopolítico do País e do Rio de Janeiro.
Cabral criou o perfil no Instagram em março de 2023 para, segundo ele, “passar um pouco de sua história nos mais de 30 anos de vida pública e também falar sobre a experiência dos 6 anos e 1 mês de prisão”.
“Hoje começamos um relacionamento aqui pelo Instagram. Minha intenção é passar para vocês um pouco da minha história nos mais de 30 anos de vida pública e também falar sobre a experiência dos 6 anos e 1 mês de prisão. Espero que vocês gostem e que seja uma troca positiva”, escreveu Cabral na primeira postagem na rede social.
Cabral ficou preso por seis anos – de novembro de 2016 a dezembro do ano passado, quando foi para prisão domiciliar. O ex-governador foi o último político preso na Operação Lava Jato a deixar o regime fechado. Nenhuma sentença é definitiva, ou seja, ainda há possibilidade de recursos.
Rayanderson Guerra/Estadão