/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Indicação de coronel Sturaro para diretoria da Guarda Municipal, feita por Capitão Alden, esbarra em pupilo de ACM Neto

Indicação de coronel Sturaro para diretoria da Guarda Municipal, feita por Capitão Alden, esbarra em pupilo de ACM Neto

Por Política Livre

22/01/2025 às 21:45

Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Coronel Sturaro

Conforme revelou mais cedo a coluna Radar do Poder, o deputado federal Capitão Alden (PL) indicou o coronel da reserva da Polícia Militar Humberto Sturaro (PSDB) para o comando da Diretoria de Prevenção à Violência da Prefeitura de Salvador, órgão ao qual a Guarda Civil Municipal é subordinada. A informação foi confirmada junto a fontes do Palácio Thomé de Souza.

Este Política Livre já havia divulgado com exclusividade que Alden faria a indicação do novo chefe da diretoria e também da inspetoria da Guarda. Logo depois, o site mostrou que o nome de Sturaro era cotado ao posto.

Pelo acordo entre o deputado e o coronel da reserva, revelado pela coluna, Sturaro não será candidato nas eleições de 2026, e vai apoiar a reeleição de Alden, além de um candidato indicado pelo parlamentar para uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Nas eleições municipais de 2024, Sturaro foi candidato a vereador de Salvador pelo PSDB a convite do presidente da Câmara Municipal, o tucano Carlos Muniz. Teve pouco mais de 2,6 mil votos, desempenho bem abaixo dos cerca de 11,7 mil que obteve em 2022 na cidade quando concorreu a uma cadeira na Assembleia pelo PL. A exemplo de Alden, o coronel é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Antes de deixar a função para concorrer a vereador, Sturaro assumiu, a convite do prefeito Bruno Reis (União), o comando da Prefeitura-Bairro do Centro Histórico, com a missão de fortalecer a segurança na região.

Bruno Reis ainda não bateu o martelo sobre a mudança na Diretoria de Prevenção à Violência, que teria sido acordada com Alden em meio ao apoio do PL à reeleição do prefeito. Quem ocupa o cargo atualmente é Maurício Lima, que exerce a função desde a gestão e ACM Neto (União), a quem é muito ligado, o que dificulta a mudança e uma eventual acomodação do diretor.

A situação se assemelha ao imbróglio pelo comando da Secretaria Municipal da Educação (Smed) no segundo mandato de Bruno Reis, na qual o atual titular da pasta, Thiago Dantas, é próximo de ACM Neto e articula para permanecer no posto, enquanto o PSDB reivindica o cargo na reforma administrativa, alegando que isso foi acordado com o prefeito antes das eleições.

Vale lembrar que Capitão Alden, que obteve mais de 26 mil votos apenas em Salvador em 2022, já tem atuado em parceria com a Prefeitura na elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública, previsto par ser entregue em abril deste ano.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
politicalivre@politicalivre.com.br
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.