Foto: Lucas Moura/Secom PMS
Coronel Sturaro 22 de janeiro de 2025 | 21:45

Indicação de coronel Sturaro para diretoria da Guarda Municipal, feita por Capitão Alden, esbarra em pupilo de ACM Neto

exclusivas

Conforme revelou mais cedo a coluna Radar do Poder, o deputado federal Capitão Alden (PL) indicou o coronel da reserva da Polícia Militar Humberto Sturaro (PSDB) para o comando da Diretoria de Prevenção à Violência da Prefeitura de Salvador, órgão ao qual a Guarda Civil Municipal é subordinada. A informação foi confirmada junto a fontes do Palácio Thomé de Souza.

Este Política Livre já havia divulgado com exclusividade que Alden faria a indicação do novo chefe da diretoria e também da inspetoria da Guarda. Logo depois, o site mostrou que o nome de Sturaro era cotado ao posto.

Pelo acordo entre o deputado e o coronel da reserva, revelado pela coluna, Sturaro não será candidato nas eleições de 2026, e vai apoiar a reeleição de Alden, além de um candidato indicado pelo parlamentar para uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Nas eleições municipais de 2024, Sturaro foi candidato a vereador de Salvador pelo PSDB a convite do presidente da Câmara Municipal, o tucano Carlos Muniz. Teve pouco mais de 2,6 mil votos, desempenho bem abaixo dos cerca de 11,7 mil que obteve em 2022 na cidade quando concorreu a uma cadeira na Assembleia pelo PL. A exemplo de Alden, o coronel é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Antes de deixar a função para concorrer a vereador, Sturaro assumiu, a convite do prefeito Bruno Reis (União), o comando da Prefeitura-Bairro do Centro Histórico, com a missão de fortalecer a segurança na região.

Bruno Reis ainda não bateu o martelo sobre a mudança na Diretoria de Prevenção à Violência, que teria sido acordada com Alden em meio ao apoio do PL à reeleição do prefeito. Quem ocupa o cargo atualmente é Maurício Lima, que exerce a função desde a gestão e ACM Neto (União), a quem é muito ligado, o que dificulta a mudança e uma eventual acomodação do diretor.

A situação se assemelha ao imbróglio pelo comando da Secretaria Municipal da Educação (Smed) no segundo mandato de Bruno Reis, na qual o atual titular da pasta, Thiago Dantas, é próximo de ACM Neto e articula para permanecer no posto, enquanto o PSDB reivindica o cargo na reforma administrativa, alegando que isso foi acordado com o prefeito antes das eleições.

Vale lembrar que Capitão Alden, que obteve mais de 26 mil votos apenas em Salvador em 2022, já tem atuado em parceria com a Prefeitura na elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública, previsto par ser entregue em abril deste ano.

Política Livre
Comentários