Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Bruno Reis anuncia oficialmente Rodrigo Alves para a Secretaria Municipal da Saúde
Bruno Reis anuncia oficialmente Rodrigo Alves para a Secretaria Municipal da Saúde
Por Política Livre
10/02/2025 às 10:58
Atualizado em 10/02/2025 às 14:57
Foto: Flávio Sande/Política Livre

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), anunciou oficialmente nesta segunda-feira (10), em coletiva no Palácio Thomé de Souza, o nome do novo titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Conforme antecipado pelo Política Livre, trata-se de Rodrigo Alves, indicado pelo PSDB, por meio do deputado federal Adolfo Viana, com o aval do presidente da Câmara Municipal, Carlos Muniz, ambos tucanos.
No sábado (8), o site mostrou, com exclusividade, os bastidores da negociação na qual o prefeito convenceu os tucanos a desistirem da cobiçada Secretaria Municipal da Educação (Smed). Pelo acordo, o PSDB também vai indicar o novo superintendente da Transalvador e o presidente da Agência Reguladora de e Fiscalizadora dos Serviços Públicos (Arsal), além de outros cargos dentro da própria SMS.
No dia 19 de dezembro, o site mostrou, pela primeira vez, que Bruno Reis vinha tentando convencer o PSDB a aceitar o comando da SMS (clique aqui para ler) para manter Thiago Dantas, ligado ao ex-prefeito ACM Neto (União), na chefia da Smed. Na época, os tucanos exigiram, além da Saúde, uma outra secretaria, como forma de compensação para desistirem da Educação, que era o acordo firmado com o chefe do Executivo municipal antes das eleições do ano passado.
Depois, Bruno Reis ofereceu ao PSDB a SMS e a permanência na Secretaria Municipal de Gestão (Semge), o que foi recusado por Adolfo Viana e Carlos Muniz. Os tucanos fizeram uma contraposta: assumir a SMS e também a Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), deixando a Semge, o que foi recusado pelo prefeito.
Uma nova oferta foi colocada na mesa em janeiro pelo prefeito: oferecer ao PSDB a SMS, a Semge e a Arsal, o que também foi recusado. No final da passada, depois do tensionamento com Carlos Muniz na formação das comissões permanentes da Câmara (clique aqui para ler), houve o entendimento envolvendo a SMS, a Transalvador e a Arsal.
Rodrigo Alves, que estava no comando da Semge desde o início de 2023, sempre foi o nome dos tucanos para ocupar a SMS ou a Smed. Ele é ligado a Adolfo Viana. Já Muniz vai indicar o subsecretário da pasta, que será Jean Sacramento, atual ouvidor-geral da Prefeitura e que coordenou a campanha proporcional dos tucanos em Salvador nas eleições do ano passado.
O nome superintendente da Transalvador também será da cota de Carlos Muniz, mas só deve ser anunciado pelo prefeito depois do Carnaval. Trata-se de Diego Brito, que é chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal. O edil tucano vai escolher, ainda, o futuro presidente da Arsal.
Ao ser anunciado como novo titular da SMS, Rodrigo Alves agradeceu a Adolfo Viana por ter dado a oportunidade de ingressar na Prefeitura como diretor de Infraestrutura da Smed, cargo que deixou no início de 2023 para chefiar a Semge.
"Como cidadão de Salvador, eu sempre quis ter a oportunidade de participar da transformação que Salvador vinha passando. E eu estava num momento de transição da minha carreira, querendo ingressar no serviço público. Agradeço muito a Adolfo e ao prefeito por essa oportunidade e pela confiança depositava em mim antes e agora", frisou.
Com a saída de Rodrigo Alves, Bruno Reis anunciou que o o atual diretor de Previdência da Semge, Daniel Ribeiro, vai assumir interinamente o comando da secretaria.
Além de Carlos Muniz, Adolfo Viana e Rodrigo Alves, também participaram da coletiva no Palácio Thomé de Souza o agora ex-secretário da SMS, Alexandre Reis; a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT); vereadores da base do prefeito; e dirigentes da Prefeitura.
Como também havia sido antecipado pelo site no sábado, Alexandre Reis será mantido como subsecretário de Saúde até o Carnaval. Jean Sacramento só deve assumir o posto após a folia momesca.
