Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Como antecipado pelo Política Livre, Bruno Reis confirma Alberto Braga na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia
Como antecipado pelo Política Livre, Bruno Reis confirma Alberto Braga na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia
Por Política Livre
20/02/2025 às 11:31
Atualizado em 20/02/2025 às 11:37
Foto: Divulgação/Arquivo

Conforme publicado em primeira mão pelo Política Livre em dezembro do ano passado (clique aqui para ler), o vereador Alberto Braga (União) vai mesmo assumir o comando da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20) pelo prefeito Bruno Reis (União), durante a inauguração da Escola Municipal Radialista Raimundo Varela Freire Júnior, no Rio Sena, Subúrbio Ferroviário.
Na Rio Sena, Bruno Reis afirmou, ainda, que o ex-vereador e atual primeiro suplente do União Brasil, Palhinha, cujo principal reduto eleitoral é a região do Subúrbio, vai assumir uma cadeira na Câmara na segunda-feira (24), quando Alberto Braga será anunciado secretário, em coletiva de imprensa a ser agendada no Palácio Thomé de Souza.
Neste mesmo dia, Bruno Reis afirmou que irá oficializar o retorno do vereador Luiz Carlos (Republicanos) ao comando da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), movimento também antecipado em primeira mão pelo site em dezembro (clique aqui para ler). Com isso, assume uma cadeira na Câmara o suplente Beca (Republicanos).
Havia a expectativa de que Alberto Braga só fosse anunciado após o Carnaval, mas como o atual titular da pasta, Samuel Araújo, considerado um quadro técnico qualificado e filho do ex-deputado federal José Carlos Araújo (PDT), será mantido na presidência da Companhia de Governança Eletrônica (Cogel) - hoje ele acumula as duas funções -, o prefeito acredita que não haverá descontinuidade na organização da folia. Além disso, o próprio vereador já foi presidente da Cogel.
Outros vereadores do União Brasil chegaram a ser cotados para assumir uma vaga no Executivo, pois havia o compromisso de Bruno Reis de que um dos edis eleitos em 2024 fosse contemplado na reforma administrativa, permitindo que Palhinha assumisse uma cadeira na Câmara.
Os vereadores Duda Sanches e Cláudio Tinoco, por exemplo, foram especulados no comando da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), cargo para o qual o prefeito nomeou a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT), em coletiva de imprensa realizada nesta quarta (19) - Bruno Reis queria que a solenidade em torno da pedetista fosse exclusiva, sem outros anúncios, para mostrar a força da pedetista na gestão.
Já o vereador Kiki Bispo, outro do União Brasil, partido com a maior bancada na Câmara (sete edis), foi especulado para retornar à titularidade da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), o que também não se confirmou - ele foi mantido na liderança do governo.
Bruno Reis já oficializou, desde o início da reforma administrativa, mudanças nas secretarias de Reparação (Semur) - saiu Ivete Sacramento e entrou Isaura Genoveva; de Mobilidade (Semob) - saiu Fabrízzio Muller e entrou Pablo Souza; e de Saúde (SMS) - saiu Alexandre Reis e entrou Rodrigo Alves. Com a saída de Rodrigo da Secretaria de Gestão (Semge), assumiu temporariamente a pasta Daniel Ribeiro.
Depois do Carnaval, o prefeito deve anunciar outras mudanças. O atual titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Alexandre Tinôco, deve ser relocado para o comando da Semge. Isso porque o superintendente da Transalvador, Décio Martins, será o novo secretário da Semop, visto que a superintendência de trânsito da cidade ficará a cargo do PSDB.
Bruno Reis também vai anunciar depois do Carnaval mudanças no comando da diretoria de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Semop, para a qual deve ser escolhido o coronel Humberto Sturaro, e na Ouvidoria Geral do Município (OGM), que será capitaneada por Zilton Netto (PDT), em um dos espaços destinados a aliados do deputado federal Leo Prates (PDT).
