24 maio 2025
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputada Ivana Bastos (PSD), foi surpreendida na tarde desta segunda-feira (10) com uma “Festa de Aclamação” em seu novo gabinete, na presidência.
O evento, organizado pela deputada Fabíola Mansur (PSB), que é sua amiga pessoal, contou com a adesão maciça dos colegas parlamentares. O evento teve a participação de deputados da ala do governo, da oposição e representantes do Executivo estadual.
A iniciativa se deu como forma de recepcionar Ivana Bastos, que assumiu à presidência em definitivo no último dia 27 de fevereiro, após o imbróglio envolvendo o ex-presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD). Ele, por sinal, não esteve presente na festa.
De acordo com a deputada Fabíola Mansur, a expectativa é que Ivana Bastos faça a melhor gestão já vista na Assembleia Legislativa da Bahia. Ela também exaltou o fato da decisão do STF, que permitiu a efetivação de Ivana Bastos no posto, ter saído às vésperas do Dia Internacional da Mulher, comemorado no último sábado (8).
“Eu acho que Ivana vai ter uma parceria muito forte com os deputados, ela é uma mulher do diálogo, já foi presidente da União Nacional dos Legislativos e dos Legisladores por duas vezes, então Ivana tem experiência dialogando com os colegas deputados e deputadas. Com certeza, ela fará uma gestão voltada para aprovação de projetos de deputados, para o protagonismo de deputados e também para aprovação dos projetos de interesse da Bahia. Eu acho que a mulher na gestão ela tem um ‘Q’ a mais, eu tenho certeza que ela fará a diferença e vocês vão ver que historicamente é a primeira mulher, mas também será com certeza a melhor gestão que essa Casa teve”, afirmou Fabíola Mansur em seu discurso.
Vários deputados discursaram ressaltando as credenciais de Ivana Bastos, levando a nova presidente às lágrimas. O deputado José de Arimatéia (Republicanos), que é pastor, fez uma oração com direito a Pai Nosso e frases motivacionais.
A deputada Soane Galvão (PSB), ex-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, entregou um buquê de flores a amiga e frisou que a conquista “é motivo de alegria para as mulheres da política” (veja vídeo abaixo).