Foto: Política Livre
Plenário da Câmara da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) 18 de março de 2025 | 16:28

Fátima Nunes faz “corpo a corpo” na tentativa de garantir a vice-presidência da Assembleia

exclusivas

A tarde desta terça-feira (18), está sendo marcada pela campanha de “corpo a corpo” da deputada Fatima Nunes (PT) junto a seus pares, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Como mostrou, com exclusividade, este Política Livre, nesta segunda-feira (17), há um movimento em curso para boicotar a eleição da petista para o posto de primeira vice-presidente da Casa com “ameaças” de votos nulos tanto de deputados do governo como da oposição.

A deputada Ivana Bastos (PSD) será empossada oficialmente nesta terça como nova presidente de Assembleia Legislativa. Já a eleição da vice-presidência, entretanto, deverá ser realizada nesta quarta-feira (19) ou na próxima semana.

Campanha

A reportagem flagrou Fátima Nunes pedindo apoios a colegas dos dois campos políticos. A um deputado da oposição, Fátima disse “esperar por seu apoio e voto”. Em resposta, o oposicionista aconselhou a petista a “conversar com os demais deputados do bloco e também com o líder do seu partido”, para apertar sua mão em seguida. A oposição é composta por 19 parlamentares, sendo o deputado Hilton Coelho (PSOL) considerado da “ala independente”.

Questionada pela reportagem se a campanha vem com o objetivo de reverter os “nãos” dos descontentes, Fátima Nunes respondeu que considera “normal” que em qualquer eleição haja algum tipo de objeção. “Eu tenho o apoio por consenso do PT, da federação (Brasil da Esperança) e dos deputados do governo. Ter votos contrários, faz parte do processo”, disse.

Fátima Nunes também intensificou sua campanha junto a deputados do seu próprio grupo: o governo. “Você é candidata única, não precisa pedir votos, não vai bater chapa com ninguém”, tranquilizou um colega. Ela frisou que “campanha boa é igual a festa, que vem sempre tem que trazer mais um”, dando um abraço no governista.

Vale lembrar que Fátima Nunes, que tem 18 anos de Assembleia, foi a quem recebeu menos votos para os cargos da Mesa Diretora, inclusive, dos suplentes. Ela obteve 47 votos no total.

Carine Andrade
Comentários