Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Midiã Noelle, redatora do Plano pela Igualdade Racial do governo federal, lança obra sobre comunicação antirracista
Midiã Noelle, redatora do Plano pela Igualdade Racial do governo federal, lança obra sobre comunicação antirracista
Por Redação
19/03/2025 às 11:04
Atualizado em 19/03/2025 às 16:24
Foto: Divulgação

Para a jornalista e mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) MIdiã Noelle, a comunicação é fundamental para garantir dignidade às vidas das pessoas. Redatora do Plano pela Igualdade Racial do governo federal, a baiana estreia no mercado editorial com a obra Comunicação antirracista, que chega às livrarias pela Editora Planeta. O livro é um guia com ferramentas para aprimorar práticas comportamentais e discursivas que contribuem para a promoção de uma interlocução que não reforce estereótipos, preconceitos e desigualdades.
Unindo aprendizados, estratégias e percepções adquiridas ao longo de 16 anos de carreira, Midiã explica que o enfrentamento ao racismo se baseia no respeito à historiografia africana e afrodiaspórica e utiliza elementos dos campos da estética, semiótica e outras linguagens e modos de produção de sentidos para a construção, desconstrução e/ou reconstrução das percepções sobre pessoas negras. Desse modo, invariavelmente, a luta antirracista perpassa também a comunicação.
De acordo com Bárbara Carine, intelectual e escritora ganhadora do Prêmio Jabuti 2024 na categoria de Educação, Midiã sistematiza reflexões importantes acerca das hierarquias sociais produzidas em torno da comunicação dos diferentes grupos étnico-raciais brasileiros e, sobretudo, foca na superação destas pela via do antirracismo. “Se o racismo produz incessantes processos de dessemelhança, a comunicação sempre espelhou a violência que tais processos ensejaram desde que raça foi tomada como critério de rebaixamento, exclusão e extermínio.”, explica a jornalista e professora Rosane Borges.
Assim, Midiã Noelle entende que o conceito de comunicação antirracista contempla diversas áreas da comunicação, visando fortalecer o reconhecimento da condição humana. Portanto, Comunicação antirracista é uma obra basilar sobre o tema que não oferece uma receita pronta, mas um ponto de referência para pessoas brancas, negras, indígenas, amarelas, de diferentes idades, gêneros, territórios, classes, e que têm em comum o interesse por ser antirracista, servindo como um instrumento para a articulação de práticas comunicacionais despretensiosas, mas suficientemente libertadoras.
FICHA TÉCNICA
Título: Comunicação antirracista
Autora: Midiã Noelle
ISBN: 978-85-422-3192-2
Páginas: 192 p.
Preço livro físico: R$ 56,90
Editora Planeta
