22 julho 2025
Para a jornalista e mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) MIdiã Noelle, a comunicação é fundamental para garantir dignidade às vidas das pessoas. Redatora do Plano pela Igualdade Racial do governo federal, a baiana estreia no mercado editorial com a obra Comunicação antirracista, que chega às livrarias pela Editora Planeta. O livro é um guia com ferramentas para aprimorar práticas comportamentais e discursivas que contribuem para a promoção de uma interlocução que não reforce estereótipos, preconceitos e desigualdades.
Unindo aprendizados, estratégias e percepções adquiridas ao longo de 16 anos de carreira, Midiã explica que o enfrentamento ao racismo se baseia no respeito à historiografia africana e afrodiaspórica e utiliza elementos dos campos da estética, semiótica e outras linguagens e modos de produção de sentidos para a construção, desconstrução e/ou reconstrução das percepções sobre pessoas negras. Desse modo, invariavelmente, a luta antirracista perpassa também a comunicação.
De acordo com Bárbara Carine, intelectual e escritora ganhadora do Prêmio Jabuti 2024 na categoria de Educação, Midiã sistematiza reflexões importantes acerca das hierarquias sociais produzidas em torno da comunicação dos diferentes grupos étnico-raciais brasileiros e, sobretudo, foca na superação destas pela via do antirracismo. “Se o racismo produz incessantes processos de dessemelhança, a comunicação sempre espelhou a violência que tais processos ensejaram desde que raça foi tomada como critério de rebaixamento, exclusão e extermínio.”, explica a jornalista e professora Rosane Borges.
Assim, Midiã Noelle entende que o conceito de comunicação antirracista contempla diversas áreas da comunicação, visando fortalecer o reconhecimento da condição humana. Portanto, Comunicação antirracista é uma obra basilar sobre o tema que não oferece uma receita pronta, mas um ponto de referência para pessoas brancas, negras, indígenas, amarelas, de diferentes idades, gêneros, territórios, classes, e que têm em comum o interesse por ser antirracista, servindo como um instrumento para a articulação de práticas comunicacionais despretensiosas, mas suficientemente libertadoras.
FICHA TÉCNICA
Título: Comunicação antirracista
Autora: Midiã Noelle
ISBN: 978-85-422-3192-2
Páginas: 192 p.
Preço livro físico: R$ 56,90
Editora Planeta