Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Pastor Henrique Vieira cobra CBF após fala do presidente da Conmebol sobre Brasil
Pastor Henrique Vieira cobra CBF após fala do presidente da Conmebol sobre Brasil
Por Mônica Bergamo, Folhapress
19/03/2025 às 16:58
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados/Arquivo

O deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) enviou um ofício à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) cobrando da entidade medidas de combate ao racismo e um posicionamento "mais contundente" contra as recentes falas do presidente da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), Alejandro Domínguez.
Na terça-feira (18), o dirigente disse que uma edição da Copa Libertadores sem clubes do Brasil seria como "o Tarzan sem a Chita".
No documento enviado, Vieira diz que "as atitudes de torcedores racistas nas competições da Conmebol não serão apenas toleradas, como também incentivadas pelo seu representante maior".
Ele se refere à repercussão do recente caso de racismo envolvendo o jogador Luighi, do Palmeiras, atacado por torcedores do paraguaio Cerro Porteño em jogo da Libertadores sub-20.
A confederação aplicou uma multa de US$ 50 mil (R$ 285 mil) —a presidente do alviverde, Leila Pereira, então sugeriu que os clubes do país trocassem a Conmebol pela Concacaf (Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe).
A CBF não emitiu uma nota oficial sobre a recente fala de Domínguez —o presidente da entidade brasileira, Ednaldo Rodrigues, não foi ao sorteio dos grupos da Libertadores e da Sul-Americana na segunda-feira em forma de protesto.
"A CBF precisa ter uma posição mais contundente diante da gravidade e reincidência dos casos de racismo [no futebol] ao longo dos anos. A fala do presidente é um absurdo, não pode ser tratada como uma piada de mau gosto", afirma o parlamentar à coluna.
O ofício pede que a entidade tome as "medidas necessárias" e assuma o compromisso de combater o racismo. "A CBF precisa pedir a saída do atual presidente. É caso de destituição de cargo", diz ainda.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e os governadores Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, prestigiaram a festa de cinco anos da CNN Brasil, na noite de segunda (17), no Fasano Itaim, em São Paulo. O fundador e sócio-controlador da emissora, Rubens Menin, recebeu os convidados, assim como o presidente-executivo do conselho da CNN Brasil, João Camargo, que estava acompanhado da mulher, a conselheira do Grupo Esfera Ana Funaro.
