/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

ACM Neto vai a Brasília para tentar desenrolar novo impasse à criação da federação entre União Brasil e PP

ACM Neto vai a Brasília para tentar desenrolar novo impasse à criação da federação entre União Brasil e PP

Por Política Livre

23/04/2025 às 17:14

Atualizado em 23/04/2025 às 17:21

Foto: Reprodução/Política Livre/Arquivo

O vice-presidente nacional do União Brasil e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto

Um novo impasse, desse vez de âmbito nacional, surgiu para a criação da federação entre o União Brasil e o PP. O obstáculo, relatado nesta quarta-feira (23) a este Política Livre por deputados federais das duas legendas, surgiu na terça-feira (22), durante uma reunião entre o comandante da primeira sigla no país, Antônio Rueda, e o ex-presidente da Câmara, o pepista Arthur Lira (AL).

Rueda decidiu mudar o acordo original e colocar o desejo de ser presidente da federação. Teria, inclusive, condicionado esse posicionamento para que o "casamento" seja consumado com o PP. O acerto firmado anteriormente, que foi inclusive divulgado à imprensa, era que o cargo seria exercido por Lira no primeiro momento, o que daria ao parlamentar um novo ciclo de projeção nacional após dirigir a Câmara.

A crise foi instalada, e o vice-presidente nacional do União Brasil e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, defensor da federação, embarcou ainda ontem à Brasília para tentar desatar o nó. O clima é tenso, segundo parlamentares do PP e do União Brasil com quem o site conversou.

Nesta terça (22), este Política Livre revelou que esta seria uma semana decisiva em torno das conversas sobre a federação. Se a união entre os dois partidos não for selada até o final desta semana, a tendência é que não ocorra mais.

Presidente do PP, o senador Ciro Nogueira (PI) também não estaria disposto aceitar que Rueda comande a federação. Pelo acordo, isso só ocorreria no segundo momento, a partir de um rodízio definido entre as cúpulas das duas siglas.

Ciro enfrenta ainda forte resistência de deputados federais do PP à federação, inclusive na Bahia. O posicionamento de Rueda teria deixado o senador ainda mais irritado, diante das pressões internas e externas.

Já uma fonte do União Brasil informou que Rueda almeja ser o presidente da federação até as eleições de 2026. Depois, passaria o "bastão" para Arthur Lira.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.