Foto: Valter Pontes/Secom PMS
O prefeito Bruno Reis (União Brasi) 01 de abril de 2025 | 21:45

Bruno Reis vai oficializar nome indicado por Capitão Alden para diretoria de segurança; prefeito faz mudanças em subsecretarias

exclusivas

O prefeito Bruno Reis (União) finalmente aceitou a indicação do deputado federal Capitão Alden (PL) para trocar o comando da Diretoria de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, órgão subordinado à estrutura da Secretaria de Ordem Pública (Semop) e que mantém relação direta com a Guarda Civil Municipal. O novo titular do posto será o coronel da reserva da Polícia Militar Humberto Sturaro, como havia antecipado a coluna Radar do Poder em janeiro.

O entendimento foi firmado na segunda-feira (31), após um encontro, no Palácio Thomé de Souza, entre o prefeito, Alden e o próprio Sturaro. Após essa reunião, o atual diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, foi comunicado por Bruno Reis da exoneração. Aliás, Maurício surpreendeu até o chefe do Executivo municipal ao se antecipar e informar à imprensa, no final da tarde desta terça-feira (1º), que está deixando a Prefeitura.

A nomeação de Sturaro deve ser publicada nesta quarta-feira (2) no Diário Oficial do Município. Além de ter o deputado federal bolsonarista como padrinho, o fato de o coronel já ter exercido a chefia da Prefeitura-Bairro do Centro Histórico facilitou a acolhida do nome por parte de Bruno Reis, assim como a boa aceitação do militar na Guarda.

O site apurou que Sturaro deve fazer mudança no cargo de inspetor-geral da Guarda Civil Municipal, hoje capitaneado por Marcelo Silva. Entretanto, isso não vai ocorrer de imediato. A tendência é que a ocorram também outras alterações em funções de comando dentro da corporação, a exemplo de gerências e coordenações.

Ao assumir a Diretoria de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, o coronel da reserva deve abrir mão de concorrer nas próximas eleições. Em 2022, ele tentou, filiado ao PL, conquistar uma cadeira de deputado estadual, mas não obteve êxito. Em 2024, disputou e perdeu o pleito para vereador da capital, desta vez pelo PSDB. Em 2026, o acerto é que apoie a reeleição de Capitão Alden e um nome indicado pelo parlamentar na briga por uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Desde dezembro do ano passado que o site informou sobre as negociações entre Capitão Alden e Bruno Reis. Entretanto, a mudança na Diretoria de Segurança Urbana e Prevenção à Violência demorou a se concretizar, a ponto de o parlamentar bolsonarista cogitar romper com o prefeito. O processo foi lento porque Maurício Lima é amigo pessoal de ACM Neto, e atuou para tentar se manter no posto. Ele assumiu o cargo em 2016, ainda na primeira gestão do ex-prefeito.

A troca de Maurício Lima por Humberto Sturaro agrada boa parte da Guarda. Isso porque o novo diretor tem carreira e perfil militar, visto como mais capaz de tocar projetos como a elaboração e execução do Plano de Segurança Pública da capital, além de já haver um desgaste do atual ocupante do posto desde a gestão de ACM Neto.

“Estes anos representam não apenas um projeto profissional, mas a participação e colaboração no crescimento de uma instituição de segurança pública municipal que se tornou referência”, afirmou Maurício Lima na nota enviada pela assessoria da Guarda à imprensa. Ele disse, no mesmo comunicado, que “seguirá desenvolvendo um novo projeto pessoal”.

Outras nomeações

No Diário Oficial do Município desta terça-feira, Bruno Reis oficializou mudanças em subsecretarias antecipadas pelo site. Kaio Moraes, outro nome ligado a ACM Neto e que está na gestão desde o primeiro governo do ex-prefeito, passando por diversos cargos, deixou o posto de subsecretário de Mobilidade.

Quem assumiu no lugar de Kaio foi Marcus Passos, quadro ligado ao deputado estadual Paulo Câmera (PSDB) e que até segunda-feira (31) era presidente da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal), liderada agora por Jean Sacramento, ex-ouvidor do município.

Política Livre
Comentários