Foto: Denis França/Política Livre
CNB define apoio a Edinho Silva para presidência do PT nacional 26 de abril de 2025 | 12:15

CNB define apoio a Edinho Silva para presidência do PT nacional

exclusivas

A corrente majoritária do Partido dos Trabalhadores (PT), Construindo um Novo Brasil (CNB), realizou neste sábado (26) uma plenária no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador, para definir seu candidato às eleições internas da legenda, marcadas para o dia 6 de julho. Após o encontro, a CNB anunciou apoio ao nome de Edinho Silva.

Durante a atividade, o presidente estadual do PT, Éden Valadares, destacou a trajetória de Edinho no partido e na vida pública, ressaltando sua experiência como militante, dirigente petista, prefeito e ministro no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Edinho é um grande companheiro. Hoje, aqui, fez uma fala com a cara do PT e houve uma demonstração de muita unidade do campo da CNB em torno da sua candidatura”, afirmou Éden à imprensa.

Éden Valadares

O dirigente também adiantou que a mobilização em torno de Edinho continuará com outras atividades políticas no estado. “Vamos sair daqui para mais duas atividades com os companheiros da Resistência Socialista, da EPS e do Avante. Esperamos trabalhar para que a Bahia dê a maior votação do Brasil”, declarou.

Questionado sobre rumores de divisão interna no partido, Éden negou qualquer racha. Segundo ele, a disputa é característica da cultura petista. “Não é racha. O PT é um partido de tradição de disputa. Temos 14, 15 correntes organizadas na Bahia, e a disputa é natural. Não ter disputa seria antinatural no PT. Nesse momento, o mais importante é debater o programa, a política e o plano para o partido”, afirmou. As eleições para o comando do PT nacional ocorrerão em 6 de julho.

Estavam presentes, além do candidato Edinho Silva, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; o senador e presidente do PT Brasil, Humberto Costa, o atual presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, a presidenta da CUT no estado, Leninha Valente, deputados federais e estaduais, como o líder do Governo na Alba, Rosemberg Pinto; Radiovaldo Costa e Josias Gomes, e lideranças petistas de todo o estado.

O senador e presidente nacional do PT, Humberto Campos, enfatizou a importância da renovação, principalmente no momento em que o Brasil já apresenta importantes avanços. “Depois de dois anos e quatro meses o Brasil mudou bastante. Todos os projetos sociais reformulados, estruturados, a situação econômica é boa. Nesse momento, o partido está unido, fazendo o processo de renovação da direção, e que façamos um debate político com tranquilidade, e no final produzindo uma grande unidade política. Isso é muito importante para o PT, para o Governo e o nosso projeto de disputar a presidência em 2026”.

Atualizada às 12h51.

Política Livre
Comentários