/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Exageros do STF subiram no telhado e conquistam votos para anistia, diz Sóstenes

Exageros do STF subiram no telhado e conquistam votos para anistia, diz Sóstenes

Por Roseann Kennedy/Pepita Ortega/Estadão

05/04/2025 às 16:00

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados/Arquivo

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ)

O PL do ex-presidente Jair Bolsonaro se prepara para o ato de domingo, 6, na Avenida Paulista com a esperança de que o horário e o local da manifestação contribuam para uma imagem melhor do que o ato esvaziado da Praia de Copacabana, no mês passado. De outro lado, a legenda não teme que uma fotografia da principal avenida de São Paulo vazia desmotive parlamentares a apoiarem a anistia dos condenados pelo 8 de janeiro.

Para o líder do partido na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), a “conduta” do Supremo Tribunal Federal (STF) ajuda na busca por votos de deputados a favor do “problema 01? do partido. “Os exageros do STF subiram no telhado. Isso faz conquistar votos (para anistia)”, indicou Sóstenes em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.

O PL ameaça, há semanas, apresentar um requerimento de urgência para acelerar a tramitação do projeto de lei da anistia. Está em obstrução - considerada inócua por governistas, “vencida” pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), mas “responsável” por Sóstenes.

A esperança era a de que o tema pudesse ser levado ao colégio de líderes desta quinta, 3, mas, segundo Sóstenes, Motta teria “segurado” as assinaturas as lideranças partidárias enquanto busca por uma “solução salomônica”. Os integrantes da legenda consideravam que a discussão poderia ser um “aditivo”, uma “motivação” para que os apoiadores de Bolsonaro saiam às ruas no domingo.

Ainda assim, o partido entende que um ato taxado como “esvaziado” não respingaria na visão dos parlamentares sobre a anistia. A esperança é a de que os políticos entendam que “toda manifestação é legítima” e saibam separar os ambientes - as ruas e o Congresso Nacional.

Enquanto isso, Sóstenes aposta em uma mudança de estratégia para fazer andar a anistia na Câmara: a coleta de assinaturas individuais para o requerimento de urgência do projeto. Sóstenes sustenta que a legenda já tem 165 das 257 rubricas necessárias para o documento.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.