Home
/
Noticias
/
Bahia
/
Gutierres Barbosa diz que PT precisa ir ao encontro dos evangélicos em plenária da CNB
Gutierres Barbosa diz que PT precisa ir ao encontro dos evangélicos em plenária da CNB
Por Redação
27/04/2025 às 11:26
Foto: Divulgação

O coordenador nacional do Setorial Inter-religioso do PT, pré-candidato ao cargo de presidente do PT na Bahia e integrante da CNB de Todas as Lutas, Gutierres Barbosa, disse neste sábado (26), durante plenária estadual da corrente política, que o PT precisa ir ao encontro dos evangélicos.
Em sua fala, o vice-presidente da Igreja Batista de Nazareth e membro do NEPT (Núcleo de Evangélicos Petistas) ratificou a necessidade de interlocução do partido com o segmento religioso, cada vez mais numeroso no Brasil, assim como o fez no passado, com as comunidades eclesiais de base da Igreja Católica.
"Precisamos estar cada vez mais nas periferias e zonas rurais, compreendendo os movimentos pentecostais e os movimentos das igrejas tradicionais que estão organizando a sua base social nos municípios", disse.
Mirando em 2026, o petista também falou sobre a importância da unidade dentro da corrente majoritária do PT, reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo, e combate à direita fascista.
"Temos um desafio muito grande em 2026 que é reeleger Lula e Jerônimo, fortalecer a nossa bancada de deputados federais e estaduais, mas sobretudo fortalecer a relação do diretório estadual com todos os diretórios municipais do PT, e isso passa pela relação com os movimentos sociais, juventude e demais segmentos", afirmou.
Realizada na Assembleia Legislativa da Bahia, a plenária da Construindo um Novo Brasil (CNB) referendou a candidatura do ex-ministro e ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silvo à presidência nacional do PT nas eleições do PED em 6 de julho.
Participaram militantes e representantes dos 27 territórios de identidade da Bahia, além do atual presidente do PT, Humberto Costa; o vice-presidente nacional Everaldo Anunciação; ministro Márcio Macedo; ex-ministro Luiz Dulci; a secretária lgbt do PT Bahia, Petra Perón; ex-secretária estadual de Políticas para Mulheres e deputada federal Elisângela Araujo; o ex-secretário nacional de Movimentos Populares do PT, Ivan Alex; e a professora Ieda Franco, da Executiva Estadual do PT, entre outros.
O ex-ministro Dulci reforçou que a unidade da CNB é necessária no atual Processo de Eleições Diretas do PT, informou que as contribuições à construção da tese nacional continuam abertas e elogiou a participação dos baianos José Sérgio Gabrielli, Jonas Paulo e Ivan Alex no projeto.
"O PT tem outras correntes de opinião, menores e respeitadas, mas seria hipocrisia não reconhecer ou não frisar que a CNB é decisiva para o sucesso do partido. Precisamos construir a unidade para que todo mundo se sinta confortável na disputa", pontuou.
