10 maio 2025
O deputado estadual Zó perdeu a “queda de braço” com a colega de partido Olívia Santana e foi obrigado a desistir da pré-candidatura a deputado federal em 2026. No terceiro mandato na Assembleia Legislativa, Zó do Sertão, como é conhecido, tinha pretensões em alçar voos mais altos como representante de Juazeiro na Câmara dos Deputados, mas acabou sendo voto vencido na disputa interna com a correligionária do PCdoB.
Em entrevista a este Política Livre, nesta terça-feira (22), Zó não escondeu sua insatisfação ao dizer que foi alijado da disputa. Perguntado se a Executiva do PCdoB optou pelo nome de Olívia Santana por conta da performance eleitoral em 2022, em que ela foi a sexta deputada mais votada, com 92.559 votos, enquanto ele obteve 50.893 votos, ficando no quinquagésimo posição, o deputado refutou a hipótese: “Essa leitura de eleição não reflete a outra. Eu estive em circunstâncias muito difíceis, entendeu? Eu tinha um grupo dividido, que eu participava, em que a mulher de Isaac [Carvalho] foi candidata. Eu estive sendo oposição em Juazeiro, sendo oposição em Curaçá, foi uma eleição muito difícil. Uma eleição para me reafirmar”, contextualizou.
Na sequência, Zó afirmou “não ter dúvidas de que foi injustiçado na decisão do conjunto partidário”, que foi tomada sem levar em consideração sua contribuição na campanha vitoriosa do prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves (MDB), no ano passado.
“Há dois meses da eleição municipal de 2024, eu fui o primeiro a desistir da candidatura a prefeito de Juazeiro para apoiar Andrei da Caixa [Andrei Gonçalves]. Ajudar a eleger um prefeito não é uma demonstração de força? Se somente número medisse uma eleição, provavelmente, Andrei não seria prefeito de Juazeiro”, frisou.
Sobre o futuro político, Zó afirmou que vai envidar os esforços para ampliar sua votação na disputa pelo quarto mandato na Assembleia Legislativa e que seguirá alinhado com o prefeito Andrei Gonçalves “para que ele se reeleja e fique os oito anos na gestão do município”.
Carine Andrade/Política Livre