Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Elinaldo perde força na Câmara Municipal de Camaçari após debandada de aliados do bloco oposicionista
Elinaldo perde força na Câmara Municipal de Camaçari após debandada de aliados do bloco oposicionista
Por Política Livre
09/05/2025 às 18:00
Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Camaçari Antonio Elinaldo (União) perdeu força na Câmara de Vereadores do município após três aliados formarem um bloco independente na Casa, deixando a oposição. Um deles, inclusive, era o líder da bancada oposicionista - Dudu do Povo (União).
Dudu formou um grupo independente com os vereadores Manoel Jacaré (PP) e Dr. Samuka (PRD). Dessa forma, a bancada adversária do prefeito Luiz Caetano (PT), que tinha maioria, caiu de 12 para nove representantes. Já os aliados do petista somam os mesmos 11 de antes. O petista deve abrir um diálogo para se aproximar dos edis que deixaram a oposição.
Quando tinha maioria, a oposição emplacou, no início desde ano, o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador Niltinho Maturino (PRD), que derrotou o candidato de Caetano ao posto, vereador Tagner Cerqueira (PT). Além disso, impôs dificuldades orçamentárias à gestão petista, que só foram superadas na Justiça.
A debandada na oposição na Câmara de Camaçari ocorre em meio a um tensionamento no grupo de Elinaldo provocado pelo desejo do ex-vereador Flávio Matos (União) de ser candidato a uma cadeira na Câmara Federal em 2026.
O ex-prefeito é contra uma vez que tem compromisso firmado para a reeleição do deputado federal Paulo Azi (União) e a candidatura à Câmara do deputado estadual Manuel Rocha (União).
No meio político de Camaçari, um dos motivos apontados para a saída dos três vereadores da oposição seria a influência que Flávio Matos tem na Câmara Municipal, sobretudo com distribuição de cargos. Ele costuma participar das reuniões da bancada oposicionista e frequenta o gabinete da presidência com regularidade.
