Foto: Jefferson Peixoto/Arquivo/Secom
GCM de Salvador pode ser comanda por uma mulher 06 de maio de 2025 | 10:52

GCM de Salvador pode ser comanda por uma mulher

salvador

A Guarda Civil Municipal de Salvador pode estar prestes a dar um passo histórico: ser comandada por uma mulher. A possibilidade tem gerado grande expectativa entre os membros da corporação, especialmente entre as mulheres que atuam na linha de frente da segurança pública e que enxergam na mudança uma sinalização clara de evolução e representatividade.

Embora as mulheres estejam cada vez mais presentes em espaços antes dominados por homens, a ocupação de cargos de comando e tomada de decisão ainda é um desafio – especialmente nas áreas de segurança.

Diversos agentes da corporação têm manifestado apoio à ideia, destacando que a presença de uma mulher no comando seria mais do que simbólica: seria o reconhecimento da capacidade técnica e do compromisso com a missão institucional.

Além disso, os agentes que endossam a ideia defendem que a escolha para o comando da Guarda Municipal siga os critérios estabelecidos pelo Plano de Carreira, respeite a meritocracia e a classificação dos profissionais, além de recair sobre uma pessoa de conduta ilibada e com bom relacionamento entre os colegas de corporação.

Comentários