Foto: Gustavo Moreno/STF/Arquivo
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conversa com o advogado Celso Vilardi durante interrogatório no STF 30 de junho de 2025 | 19:31

Advogado de Bolsonaro diz ao STF que perfil usado por Cid no Instagram foi criado na casa do delator

brasil

O advogado Celso Vilardi, que representa o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na ação penal em que ele é acusado de tentar dar um golpe de Estado no Brasil, apresentou neta segunda (30) ao Supremo Tribunal Federal (STF) documentos para contestar a afirmação do tenente-coronel Mauro Cid de que não usava o perfil “Gabrielar702” para se comunicar com pessoas no Instagram.

O advogado Eduardo Kuntz, que defende o réu Marcelo Câmara, divulgou mensagens que diz ter trocado por Cid por meio do perfil.

Nelas, o militar critica Alexandre de Moraes e diz que sua delação premiada foi dirigida para incriminar Bolsonaro.

Kuntz pediu a anulação da delação.

Cid, por sua vez, disse à Polícia Federal que o perfil não é dele, foi inventado.

Na petição, Vilardi apresenta documentos mostrando que o perfil no Instagram está vinculado ao e-mail “maurocid@gmail.com” —que, por sua vez, foi criado em 2005 e está atrelado ao número do celular de Cid apreendido pela PF.

De acordo com o advogado, a vinculação do número de celular de Cid ao e-mail que criou o perfil no Instagram prova que “as mentiras do delator não só têm se amontoado, como são cada vez mais descaradas e, aparentemente, envolvem destruição de prova”.

Ele incluiu documentos na petição ao STF que mostram que, segundo dados do Google e da Meta, dona do Instagram, o computador que administrava o email ficava no endereço de Mauro Cid”.

“Da mesma forma, os documentos dos autos também demonstram, com clareza, onde estava localizado o computador que acessava o perfil Gabrielar e enviava as mensagens: a pesquisa dos endereços de IP informados tanto pela Meta como pelo Google mostram que o perfil foi criado, ao que se constata, da residência do delator”, diz Vilardi.

Ele mostra mapas com a localização aproximada do IP utilizado para a criação do perfil “Gabrielar702”, que praticamente coincide com o endereço informado por Cid às autoridades.

Mônica Bergamo/Folhapress
Comentários