/

Home

/

Noticias

/

Mundo

/

Agentes de imigração dos EUA prendem estudante brasileiro de 18 anos, e comunidade protesta

Agentes de imigração dos EUA prendem estudante brasileiro de 18 anos, e comunidade protesta

Por Julia Chaib/Folhapress

02/06/2025 às 17:45

Foto: Reprodução/CBN News

Marcelo Gomes, estudante do ensino médio de Massachusetts que foi detido repentinamente a caminho do treino de vôlei no fim de semana

Um estudante brasileiro de 18 anos foi preso por autoridades de imigração dos Estados Unidos em Milford, Massachusetts, no sábado (31), enquanto estava a caminho de um treino de vôlei.

O rapaz, Marcelo Gomes, é estudante do terceiro ano da Milford High School, escola de ensino médio do local, e estaria em situação irregular, segundo colegas. Sua prisão provocou revolta e gerou protestos neste domingo (1º).

Nesta segunda (2), o diretor interino do ICE (autoridade de imigração americana), Todd Lyons, admitiu em entrevista que os agentes na verdade procuravam o pai de Marcelo. O carro que estava sendo dirigido pelo adolescente estava registrado no nome do pai e, por isso, foi abordado pelo serviço de imigração.

De todo modo, como o estudante também está em situação irregular nos EUA, os agentes o prenderam.

"Eu não disse que ele era perigoso, eu disse que ele está neste país ilegalmente, e nós não vamos simplesmente ignorar ninguém", disse o diretor do Serviço de Imigração.

Lyons admitiu que o estudante não tem nenhum registro criminal no país e afirmou que ele teria direito a apresentar seu caso a um juiz de imigração.

A informação sobre a prisão de Marcelo foi veiculada pela emissora CBS. A prima dele, Ana Julia Araújo, disse ao canal que o jovem mora na cidade há 13 anos, não fez nada de errado e agora está separado da família.

"É algo realmente de partir o coração, e o Marcelo é uma pessoa tão gentil, é a última pessoa a quem isso deveria acontecer, eu acho. Os irmãos dele são muito pequenos e estão fazendo perguntas como se algum dia vão vê-lo de novo", contou. O estudante está detido numa unidade do ICE em Burlington e conseguiu ligar para os pais.

A governadora do estado, a democrata Maura Healey, exigiu respostas do serviço de imigração para saber as razões da prisão e se o devido processo legal está sendo seguido.

"Estou perturbada e indignada com as informações de que um estudante da Milford High School foi preso pelo ICE a caminho do treino de vôlei ontem. Mais uma vez, autoridades locais e a polícia foram deixadas no escuro, sem aviso prévio e sem respostas para suas perguntas", escreveu a governadora nas redes sociais.

"Meu coração está com a comunidade de Milford neste dia que deveria ser de celebração pela formatura. O governo Trump continua a gerar medo em nossas comunidades, e isso está tornando todos menos seguros".

Um colega de Marcelo que estava com ele no momento da prisão detalhou que eles estavam com mais dois amigos em um carro a caminho do treino.

No meio do caminho, disse este estudante à CBS, que preferiu manter o nome sob sigilo, dois carros do serviço de imigração cercaram o veículo e mandaram que Marcelo, o motorista, parasse.

Nesse momento, os agentes pediram os seus documentos e o apreenderam. O jovem que falou com a CBS também está em situação irregular nos EUA, mas não foi detido por ter menos de 18 anos.

Neste domingo, centenas de pessoas protestaram nas ruas de Milford contra a prisão de Marcelo. No final de semana, as escolas públicas da cidade afirmaram num comunicado conjunto que o ICE deteve vários pais de alunos recentemente.

"Estamos todos consternados com essa notícia", disse o superintendente das escolas públicas de Milford, Kevin McIntyre, em um comunicado.

Massachusetts é um estado com forte presença de imigrantes e está sendo duramente atingido pelas políticas de Donald Trump. Os brasileiros estão entre as principais comunidades estrangeiras que residem no Estado.

Algumas cidades, a exemplo de Mildford, têm alto número de brasileiros e estão vendo mudanças em suas rotinas graças à atuação do serviço de imigração. Até o comércio de Framingham, o município que tem a maior parte da comunidade do Brasil no Estado, tem sofrido baixas com o endurecimento da política de imigração.

Nesta segunda, o ICE divulgou ter feito uma grande operação em Massachusetts ao longo de maio que resultou na prisão de 1461 pessoas, das quais 790 são descritas como "significativamente criminosas" e 277 já têm ordem de deportação aprovadas por juízes. Entre os detidos, há ao menos três brasileiros.

Um deles, de 29 anos, foi acusado de estupro de uma criança e pornografia infantil e foi preso em Edgartown. Outro, de 32 anos, é alvo de um alerta vermelho da Interpol por tráfico de drogas e associação ao tráfico no Brasil. Ele teria fugido para os EUA a fim de evitar a prisão.

Outro brasileiro de 24 anos também era procurado pela polícia brasileira, acusado de homicídio.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.