5 julho 2025
O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) se pronunciou nesta sexta-feira (27) após ser apontado como alvo da quarta fase da Operação Overclean, deflagrada pela Polícia Federal. A ação, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), investiga supostas fraudes envolvendo emendas parlamentares destinadas a municípios baianos.
Em nota, o parlamentar declarou:
“O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) foi surpreendido ao ser apontado como alvo de uma nova etapa da Operação Overclean, deflagrada nesta sexta-feira (27) pela Polícia Federal.
Félix Mendonça nega que ele ou qualquer assessor do seu gabinete tenham cometido irregularidade no envio de emendas parlamentares para municípios baianos, sejam os citados na operação ou qualquer outro.
O deputado ressalta que as emendas para custeio ou investimentos nos municípios são solicitadas por prefeitos ou lideranças, sendo esperado que os recursos sejam aplicados de forma lícita, com a obtenção de ganho exclusivamente político.
Félix Mendonça, que sempre atuou na vida pública com correção, ética e seriedade, está colaborando com as investigações para que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos o mais rápido possível.”
A operação da Polícia Federal mira emendas parlamentares do deputado para os municípios de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, suspeitando de fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.
O STF também autorizou o afastamento dos prefeitos de Ibipitanga, Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira (PT), e de Boquira, Ian Machado França (PSB), além de ações contra o ex-prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho (PT). A PF apura a existência de um grupo criminoso que teria atuado entre 2021 e 2024 para liberar emendas mediante pagamento de vantagens indevidas e manipulação de licitações.
Política Livre