Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Hugo Motta se reúne com 50 empresários na casa de João Doria em meio à crise com Lula
Hugo Motta se reúne com 50 empresários na casa de João Doria em meio à crise com Lula
Por Mônica Bergamo/Folhapress
30/06/2025 às 08:17
Foto: Kayo Magalhães/Arquivo/Câmra

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) se reúne nesta segunda (30) com cinquenta empresários em um jantar na casa do ex-governador de São Paulo João Doria.
O encontro se dará em meio à maior crise já enfrentada por Lula no Congresso Nacional em seu atual mandato, e no momento em que o presidente da República decide partir para o enfrentamento com o Centrão e com grupos econômicos que, na visão dele, rejeitam pagar mais impostos no Brasil.
Nesta semana, o PT lançou uma peça publicitária nas redes afirmando que "é hora de rachar a conta Brasil de forma mais justa: quem tem mais paga mais. Quem tem menos paga menos. E quem é a favor do povo, aprova essa ideia".
Motta afirmou a interlocutores que o convite de Doria para o jantar foi feito antes do acirramento dos problemas entre ele e o governo.
O encontro, no entanto, está sendo lido como uma demonstração de apoio de empresários da Faria Lima ao presidente da Câmara.
Na semana passada, junto com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Motta liderou a maior derrota do atual governo no Congresso.
Sem avisar o governo e nem os líderes partidários, Motta pautou a votação sobre os três decretos editados por Lula que aumentavam as alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Por 383 votos para a derrubada do texto presidencial e 98 pela manutenção, os decretos foram suspensos.
Com isso, o Congresso retirou do líder petista, segundo cálculos de deputados aliados, cerca de R$ 10 bilhões, impedindo que ele avance em programas sociais e comprometendo sua disputa pela reeleição em 2026.
Lula, como antecipou a coluna, decidiu partir para o enfrentamento contra o Congresso e grupos econômicos representados por deputados no parlamento, abrindo a maior crise que seu governo já enfrentou neste mandato.
