/

Home

/

Noticias

/

Salvador

/

Patrulha Guardiã Maria da Penha completa um ano com 175 atendimentos: “Segurança, acolhimento e dignidade para as mulheres”, diz Ireuda Silva

Patrulha Guardiã Maria da Penha completa um ano com 175 atendimentos: “Segurança, acolhimento e dignidade para as mulheres”, diz Ireuda Silva

Por Redação

18/06/2025 às 08:16

Foto: Divulgação/Arquivo

Ireuda Silva

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), comemorou nesta terça-feira (18) o primeiro ano de funcionamento da Patrulha Guardiã Maria da Penha, iniciativa que nasceu de sua atuação parlamentar e da preocupação com o aumento dos casos de violência contra a mulher na capital baiana. Desde sua implantação, a patrulha já realizou 175 atendimentos, segundo dados da Guarda Civil Municipal (GCM), responsável pela execução do serviço.

“Fui a idealizadora dessa iniciativa porque entendi que não podíamos mais conviver com os números crescentes de agressões sem oferecer uma resposta concreta e eficiente. A Patrulha Guardiã Maria da Penha representa segurança, acolhimento e dignidade para centenas de mulheres em Salvador. É uma rede viva de proteção, que atua todos os dias para salvar vidas”, destacou a vereadora, criadora da patrulha.

Sediada na Casa da Mulher Brasileira, na Avenida Tancredo Neves, a patrulha atua de forma integrada com diversos órgãos de proteção e enfrentamento à violência de gênero. Além do atendimento psicossocial, psicológico e jurídico, os agentes da patrulha acompanham as vítimas em denúncias, exames e demais procedimentos externos. Atualmente, o grupo conta com 16 agentes efetivos, sendo quatro mulheres na liderança das operações. A expectativa, segundo a coordenação, é dobrar o efetivo até o final de julho.

Além das ações de enfrentamento, o projeto também aposta na prevenção, promovendo palestras, rodas de conversa e o programa “Guardiã do Saber”, que atua nas escolas municipais com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre os direitos das mulheres e a cultura de paz.

“Seguiremos firmes nessa missão. Nenhuma mulher deve viver com medo. A patrulha é resultado de muito diálogo, sensibilidade e articulação. E enquanto eu estiver vereadora, continuarei trabalhando para fortalecer e ampliar esse trabalho tão necessário”, afirmou Ireuda.

Mulheres que necessitem de apoio podem entrar em contato com a Central da Patrulha pelo telefone (71) 3202-5312 ou com a Casa da Mulher Brasileira pelo (71) 3202-7390.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.