/

Home

/

Noticias

/

Salvador

/

Prefeitura patrocina projeto que disponibiliza equipamentos para que PCDs possam realizar atividades de esporte e lazer ao ar livre

Prefeitura patrocina projeto que disponibiliza equipamentos para que PCDs possam realizar atividades de esporte e lazer ao ar livre

Por Redação

15/06/2025 às 15:42

Atualizado em 15/06/2025 às 15:43

Foto: Ascom Sempre

O programa foi lançado pela Sempre em 2023

A Av. Magalhães Neto, na Pituba, recebeu neste domingo (15) a primeira edição do Projeto Viver a Cidade, que disponibiliza gratuitamente equipamentos adaptados para que pessoas com deficiência (PCDs) possam experimentar atividades de esporte e lazer ao ar livre. A iniciativa é da Associação Meu Sorriso, que a partir de agora contará com o patrocínio da Prefeitura de Salvador através do programa Viva Esporte.

O Projeto Viver a Cidade ocorrerá um domingo por mês na Av. Magalhães Neto, das 8h às 12h. Entre os equipamentos ofertados estão handbikes e cadeiras de corrida para uso de cadeirantes, amputados e pessoas com limitações no movimento das pernas; além de bicicletas tandens para que cegos e pessoas com paralisia cerebral possam passear com um parceiro.

Também serão disponibilizados pela associação triciclos assistidos para crianças, adolescentes, adultos e idosos com alto comprometimento motor; triciclos com pedal para crianças com déficit intelectual e pessoas com movimento parcial das pernas, como, por exemplo, acometidos por AVC e paralisados cerebrais; framerunning, equipamento que permite a pessoas com paralisia, diplegia ou tetraplegia praticarem atividade de corrida; além de triciclos bike speed.

O programa Viva Esporte é uma iniciativa da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), e visa apoiar atletas de alto rendimento da cidade, assim como ampliar o acesso da prática esportiva na capital baiana, sobretudo a pessoas em situação de vulnerabilidade social e a pessoas com deficiência. O patrocínio ao Projeto Viver vem justamente nesse intuito.

O titular da Sempre, Júnior Magalhães, falou sobre o impacto positivo do projeto: “Todos esses equipamentos vão ficar disponíveis gratuitamente, para que pessoas com deficiência e idosos possam desfrutar da cidade. Para que elas possam sair de suas casas e tenham um momento de lazer em segurança. Elas poderão fazer um passeio de bicicleta, uma atividade física, todas adaptadas, ao lado da sua família e vivenciando um espaço ao ar livre da cidade. Com isso, estamos estimulando a prática esportiva para a comunidade PCD, trazendo para a cidade equipamentos inéditos”, afirmou.

Presente neste domingo à Magalhães Neto, Zenaide Santos, mãe da garotinha Elen, estava muito contente por participar da atividade. “É minha primeira vez em um projeto como este, e está sendo uma experiência maravilhosa. Estou amando, e ela também, né? Eu vou ficar fazendo sempre, vou estar sempre aqui.”, disse.

De acordo com o presidente da Associação Meu Sorriso, Fred Matos, além dos equipamentos - muitos deles adaptados por ele mesmo -, a iniciativa também disponibiliza voluntários para realizarem corridas guiando pessoas cegas e bicicletas comuns para que outras pessoas com deficiência como amputados, pessoas com nanismo e deficiências intelectuais moderadas possam utilizar.

“É comum a gente ver grupos de amigos e famílias com crianças utilizando o espaço público para diversão e para a prática de atividades físicas ao ar livre. Porém, é muito raro a gente ver a presença de pessoas com deficiência e pessoas já muito idosas nesses lugares. Sem dúvida, a disponibilidade desse espaço em Salvador, e também a fácil logística de acesso por transporte privado ou público, motivou o desenvolvimento desse projeto”, disse.

Matos reforçou que a missão principal da Associação Meu Sorriso é desenvolver mecanismos e processos de socialização de famílias com pessoas com deficiência. “Queremos que as famílias de pessoas com deficiência e idosos criem uma sensação de pertencimento aos espaços públicos”, destacou.

“Esse projeto chega como um grande passo para que seja erradicada a cultura de isolamento das pessoas com deficiência, através da mitigação das barreiras econômicas e de logística. Com esse estímulo, a gente acredita que será desencadeado um movimento de pertencimento do esporte na cidade por parte das famílias PCDs, criando a cultura de vida ao ar livre e diminuindo os efeitos do isolamento social dessas pessoas”, completou.

Viva Esporte - O programa, lançado pela Sempre em 2023, busca promover o desenvolvimento esportivo em Salvador através da concessão de incentivos fiscais a empresas que destinem recursos para a realização de projetos esportivos.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.