/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Presidente do MDB, Jayme Vieira Lima afirma que federação com o Republicanos ainda é “embrionária” e confirma que a legenda seguirá com Jerônimo

Presidente do MDB, Jayme Vieira Lima afirma que federação com o Republicanos ainda é “embrionária” e confirma que a legenda seguirá com Jerônimo

Por Carine Andrade

04/06/2025 às 12:47

Foto: Divulgação/Arquivo

Jayme Vieira Lima

O presidente do MDB na Bahia, Jayme Vieira Lima, tratou como “embrionárias” as notícias divulgadas na imprensa sobre o avanço nas tratativas para formalizar a federação MDB-Republicanos.

Em entrevista a este Política Livre, na tarde desta terça-feira (03), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), o presidente da legenda também descartou qualquer possibilidade de rompimento com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) caso a parceria entre os dois partidos se consolide.

Outro ponto que vem sendo bastante especulado nos bastidores é sobre qual dos dois partidos ficaria com a presidência da federação aqui na Bahia. Ao contrário do MDB, que tem Geraldo Jr. no posto de vice-governador e ocupa pastas importantes na gestão estadual, o Republicanos é um partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus e faz parte do arco de alianças do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil). Outro ponto que, em tese, favorece o Republicanos é o fato de a sigla ter três deputados federais, enquanto o MDB tem somente um.

“O assunto da federação, no MDB, ainda é embrionário. No MDB está em tratativas iniciais, identificando qual seria um partido que a gente conseguiria fazer uma construção de uma pertinência, tanto ideológica quanto avançada, nos temas e debates na Câmara Federal, mas ainda está se tratando internamente, tanto com outros partidos, quanto dentro dos diretórios estaduais do MDB”, disse.

Quanto à presidência da federação estar mais inclinada ao Republicanos, Jayme Vieira Lima frisou que “não tem a menor procedência essa informação”. Ele ainda reforçou que existe uma posição muito clara do diretório estadual da Bahia de caminhar com o governador Jerônimo Rodrigues em 2026.

Chapa majoritária

Perguntado sobre a possibilidade de o vice-governador Geraldo Jr. ser rifado da chapa encabeçada por Jerônimo, Jayme Vieira Lima pontuou que “dentro do MDB essa hipótese não está sendo conversada”. Ele ainda completou que “o MDB tem uma posição clara sobre a sua vaga na vice-governadoria e defende o direito de reeleição da chapa com Jerônimo e Geraldinho”.

Vale lembrar que Jayme Vieira Lima também é presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), autarquia muito cobiçada por sua capacidade de “furar poço”, o que costuma ser bastante capilarizado no período eleitoral em votos. À reportagem, ele confirmou a pretensão de lançar candidatura a deputado federal na eleição do ano que vem.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.