Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
ACM Neto diz que alta desaprovação de Lula tira “blindagem” ao PT da Bahia e que vaias mostram insatisfação popular com Jerônimo
ACM Neto diz que alta desaprovação de Lula tira “blindagem” ao PT da Bahia e que vaias mostram insatisfação popular com Jerônimo
Por Política Livre
02/07/2025 às 10:43
Foto: Flávio Sande/Política Livre

O vice-presidente nacional do União Brasil e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmou que a alta desaprovação do presidente Lula deve redesenhar a correlação de forças para a eleição ao governo da Bahia no próximo ano. Segundo ele, o baixo desempenho do petista no plano nacional tira a “blindagem” que havia sobre seus correligionários estaduais.
“Isso, naturalmente, tira uma parte da blindagem que eles sempre tiveram aqui no nosso estado e expõe ainda mais as deficiências do governo de Jerônimo, porque no passado houve momentos ruins do PT na Bahia que eram ofuscados pela força do Lula no plano nacional. Agora, essa queda do Lula no plano nacional e aqui na Bahia também acaba tirando essa blindagem e jogando igual a forte nos problemas vividos por Jerônimo à frente do governo do Estado”, disse Neto a este Política Livre, durante a saída do desfile cívico do 2 de Julho, nesta quarta-feira.
Segundo o ex-prefeito e virtual candidato da oposição ao governo baiano, a frustração do povo brasileiro com o terceiro mandato do presidente Lula deverá ter reflexos eleitorais na Bahia, acrescido de problemas locais que a gestão estadual enfrenta, como a crise na segurança pública.
“Certamente sim, porque observe que existem hoje dois momentos que são muito ruins, seja para o governo federal, seja para o governo do Estado. E é claro que o povo demonstra isso. Eles ganharam várias eleições aqui apenas com base na força de Lula, que agora não tem mais o mesmo peso político. Continua sendo uma liderança importante, mas não tem mais o mesmo peso político. Há uma frustração dos brasileiros em relação ao governo do presidente Lula”, pontuou.
ACM Neto ainda comentou a sucessão de vaias que o governador sofreu em cidades do interior durante os festejos juninos.
“Olha, eu acho que isso aí é a demonstração maior da insatisfação do povo baiano em relação ao governo dele, à gestão dele. A gente sabe que Jerônimo hoje é o governador com o pior índice de aprovação dos últimos anos na Bahia, porque depois de dois anos e meio do seu governo, a gente não encontra nenhum resultado do trabalho dele, não há nada expressivo, nenhuma marca. Ao contrário, tomou 18 bilhões de reais de empréstimo e ninguém sabe o que fez”, criticou.
“A insatisfação hoje do povo baiano é grande, principalmente aqueles que não são militantes, que falam espontaneamente. A gente vê isso na capital e no interior também, viu agora nos festejos de São João, de São Pedro, está vendo aqui agora no 2 de Julho. Eu acho que tudo isso vai demonstrando que o povo baiano quer mudança, que é um sentimento crescente de renovação, e que certamente isso vai impactar nas eleições de 2026”, completou Neto.
Com informações do repórter Flávio Sande.
