/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Áudios mostram Bolsonaro irritado com acusação de desvio de recursos públicos: 'Quem inventou isso?'

Áudios mostram Bolsonaro irritado com acusação de desvio de recursos públicos: 'Quem inventou isso?'

Por Aguirre Talento/Estadão

28/07/2025 às 13:46

Atualizado em 28/07/2025 às 13:46

Foto: Isac Nóbrega/PR/Arquivo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Mensagens de áudio enviadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro a aliados por WhatsApp demonstram sua irritação com acusações de desvios de recursos públicos no caso das joias e até mesmo por ser chamado pelo rótulo de “extrema direita”. Procurada, a defesa do ex-presidente disse que não iria se manifestar sobre o assunto.

O ex-secretário de Comunicação Social, Fábio Wajngarten, enviou a Bolsonaro no dia 28 de abril de 2023 um resumo de notícias publicadas sobre a investigação das joias, que citavam suspeitas de peculato pelo Ministério Público Federal. Bolsonaro respondeu com uma mensagem de áudio.

“Ô Fábio, a nota aí né. Indícios de desvio de recurso público. Que que é isso? Onde é que inventou isso pô? Indícios pra me incriminar com peculato? É uma piada realmente. Valeu”, disse o ex-presidente.

Na época, o foco da investigação era a tentativa feita no final do seu governo para retirar um conjunto de joias retidas no aeroporto de Guarulhos, dadas de presente pelo governo da Arábia Saudita. Ainda não se sabia que seus aliados tentaram vender outros itens nos Estados Unidos.

Em outro trecho da conversa, Wajngarten enviou ao ex-presidente uma notícia dizendo que Bolsonaro seria recebido por integrantes de um partido de extrema direita em uma viagem planejada para Portugal – que acabou não ocorrendo. Ele reclamou do rótulo, em outro áudio.

“Ô Fábio, tu sabe que… Os caras vão manter isso o tempo todo né, que é só extrema direita. Falou comigo é extrema direita. O Trump também deve ser extrema direita. Tá ok, mas a gente vai vencer isso aí, vai vencer a extrema esquerda, pode deixar. Valeu”, afirmou. Procurado, Wajngarten não quis comentar.

Bolsonaro também foi acionado por aliados para intervir em disputas do PL nos Estados. Uma delas envolveu a briga pelo comando do diretório do partido na Paraíba, que opunha os deputados Cabo Gilberto e Wellington Roberto. Por causa disso, ele enviou um áudio a Valdemar Costa Neto, presidente do partido, explicando a situação e defendendo que Wellington ficasse à frente da legenda no Estado.

“Ô Valdemar, tá dando atrito forte aí entre o deputado Wellington Roberto e o Cabo Gilberto. Isso aí o que tá acontecendo lá na Paraiba… O pessoal nosso tá fugindo. Então tem que apagar esse incêndio imediatamente. A decisão é tua. Eu vou pelo Wellington Roberto assumir aquele negócio lá, mas a decisão é tua, ok. Valeu”, disse Bolsonaro. A defesa de Valdemar Costa Neto disse que ele não iria se manifestar.

O ex-ministro Gilson Machado também pediu uma ajuda ao ex-presidente da República para comandar a legenda no Recife.

“Gilson, vamo lá, a batalha se ganha por partes. A legenda é tua lá em Recife, não se discute esse fato, tá ok. É o primeiro passo da vitória pra nós aí. Tá ok. O resto vai trabalhando aí”, disse. Gilson efetivamente foi o candidato do PL à Prefeitura de Recife em 2024, mas obteve apenas 13,9% dos votos. Foi derrotado pelo prefeito João Campos (PSB), que disputou a reeleição.

Em junho deste ano, o ex-ministro chegou a ser preso por ordem do Supremo Tribunal Federal. A Procuradoria-Geral da República (PGR) levantou a suspeita de que ele tentou obter um passaporte português para o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), sair do Brasil. Após operação da PF, Machado foi liberado. Procurada, a defesa não retornou os contatos. Na época da operação, o ex-ministro negou ter pedido o passaporte português para Cid.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.