Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Caciques nacionais e lideranças locais do PT sofrem derrota em eleição para a presidência municipal e estadual do partido em Brumado
Caciques nacionais e lideranças locais do PT sofrem derrota em eleição para a presidência municipal e estadual do partido em Brumado
Por Política Livre
07/07/2025 às 14:16
Foto: Divulgação

Embora ainda não haja uma definição do resultado das eleições internas do PT no âmbito nacional e na Bahia, em alguns municípios a apuração já foi concluída. Em ao menos uma cidade importante, Brumado, no centro-sul do Estado, os candidatos apoiados pelos caciques do partido ou lideranças locais foram derrotados com ampla frente.
Lá, Jonas Paulo, da corrente Construindo um Novo Brasil, derrotou Tássio Brito na disputa pela presidência do partido na Bahia por 217 a 28 votos. Tásisio é hoje o secretário da sigla no Estado e tem o apoio do senador Jaques Wagner e do atual comandante do PT baiano, Éden Valadares.
Além disso, o candidato Aurelício Santana derrotou Jackson Leite na eleição para a presidência do PT de Brumado por 214 votos contra 44. Jackson tinha o apoio de Guilherme Bonfim, irmão do deputado estadual Vitor Bonfim (PV) e foi candidato petista à prefeitura do município em 2024 - ele perdeu o pleito para Fabrício Abrantes (Avante), atual prefeito.
Guilherme, inclusive, não apareceu para votar nas eleições internas do partido, que ocorreram no domingo (6). Ele também apoiava Tássio Brito.
