Home
/
Noticias
/
Salvador
/
Chegada do Fogo Simbólico ao Campo Grande encerra desfile cívico do 2 de Julho em Salvador
Chegada do Fogo Simbólico ao Campo Grande encerra desfile cívico do 2 de Julho em Salvador
Por Redação
02/07/2025 às 20:30
Foto: Betto Jr./Secom PMS

O desfile cívico pelos 202 anos de Independência do Brasil na Bahia teve o encerramento marcado pela cerimônia cívica realizada na Praça 2 de Julho, no Campo Grande, na tarde desta quarta-feira (2). Estiveram presentes o prefeito Bruno Reis, a vice-prefeita Ana Paula Matos e representantes de diversos órgãos da administração municipal e demais autoridades.
O prefeito acompanhou a chegada dos carros alegóricos do Caboclo e da Cabocla; o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador; a colocação de coroa de flores no monumento ao Dois de Julho, o acendimento da pira do fogo simbólico pelo cantor e mestre de capoeira Tonho Matéria e a execução do Hino ao 2 de Julho, com participação de um coral e da Banda de Música Wanderley, da Polícia Militar. “Celebramos nossa autonomia e a força que faz de Salvador uma cidade independente e cheia de esperança. Que o 2 de Julho nos inspire sempre a construir uma Salvador melhor”, declarou Bruno Reis.
“É preciso juntar todas as classes e a Capoeira é uma das classes que estava no ato da Independência do Brasil. Estivemos ali presentes, como revelam os relatos de mestres antigos. Em 1798, com a Revolta dos Búzios, já era conclamado o grito de independência. E a independência é esse grito, é esse lugar de conclamar o povo num lugar de soberania. E a capoeira é esse espaço de soberania. Hoje, nas nossas comunidades, o que mais salva é a Capoeira”, disse Tonho Matéria, após acender a pira do Fogo Simbólico no Campo Grande.
A noite segue com a realização do XXXIV Encontro de Filarmônicas, reunindo bandas de todo o estado no Campo Grande, para celebrar a Independência. Se apresentam gratuitamente para a população a Banda de Música da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM), a Banda Filarmônica da Ufba, a Sociedade Filarmônica 13 de Junho de Paratinga, a Filarmônica Euterpe Lapense de Bom Jesus da Lapa, a Filarmônica 5 de Março de Muritiba e a anfitriã Oficina de Frevos e Dobrados. O Encontro de Filarmônicas tem direção do maestro Fred Dantas.
Programação – As celebrações pelos 202 anos da Independência do Brasil na Bahia, que este ano tem como tema “Eu sou o 2 de Julho”, são promovidas pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM). A programação se estenderá até o próximo dia 13, com apresentação do Coral da Cidade do Salvador e Baile da Independência, no Campo Grande, nesta quinta (3); show do cantor Gerônimo, também no Campo Grande, na sexta-feira (4); Volta dos Caboclos, no sábado (5); Festa de Labatut, no final de linha de Pirajá, de 11 a 13; e missa na Igreja de São Bartolomeu, em Pirajá, no dia 13.
