/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

De novo: TCU rejeita contas de Ricardo Maia e pode tornar deputado inelegível em 2026

De novo: TCU rejeita contas de Ricardo Maia e pode tornar deputado inelegível em 2026

Por Política Livre

22/07/2025 às 15:00

Atualizado em 22/07/2025 às 15:52

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados/Arquivo

O deputado federal Ricardo Maia (MDB)

O Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitou, nesta terça-feira (22), as contas do deputado federal Ricardo Maia (MDB) referentes ao período em que foi prefeito de Ribeira do Pombal, no interior da Bahia. A decisão se refere à Tomada de Contas Especial nº 013.381/2021-0, instaurada para apurar a aplicação de recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) no exercício de 2016.

Segundo o relatório do TCU, “não houve comprovação da regular aplicação dos recursos repassados pela União”, o que configura má gestão dos valores destinados ao transporte de estudantes da rede pública. O relator do processo, ministro Augusto Nardes, votou pela irregularidade das contas, com a aplicação de multa no valor de R$ 54 mil ao parlamentar.

Esta é a terceira reprovação de contas envolvendo Ricardo Maia, o que pode gerar implicações eleitorais para o deputado, incluindo enquadramento na Lei da Ficha Limpa, tornando-o inelegível para futuras disputas. A decisão ainda cabe recurso.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.