/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Deputado pede à PGR que Eduardo Bolsonaro seja investigado por improbidade administrativa

Deputado pede à PGR que Eduardo Bolsonaro seja investigado por improbidade administrativa

Por Danielle Brant/Folhapress

30/07/2025 às 16:45

Foto: Agência Brasil/Arquivo

O deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE)

O deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE) encaminhou nesta quarta-feira (30) à Procuradoria-Geral da República uma representação contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) pela prática de improbidade administrativa por ter incentivado o tarifaço de Donald Trump contra o Brasil.

A representação cita o fato de Eduardo ter participado de reuniões com congressistas e representantes do governo dos Estados Unidos e também o fato de ter incentivado a imposição da sobretaxa sobre produtos brasileiros como forma de sanção contra decisões do Judiciário.

Também afirma que ele atua com base em argumentos ideológicos e geopolíticos, em descompasso com a posição oficial do governo brasileiro, "gerando reflexos econômicos concretos no comércio exterior, especialmente em setores como o aço, o agronegócio e a indústria de base".

Além disso, lembra que o deputado tentou boicotar a missão oficial de senadores brasileiros enviada aos Estados Unidos para negociar o tarifaço.

Gadêlha afirma que os atos configuram ilícitos administrativos, entre eles a realização de despesas não autorizadas em lei ou regulamento, a liberação de verba pública sem observância das normas pertinentes, a facilitação para enriquecimento ilícito de terceiros e a facilitação para a incorporação de verbas públicas ao patrimônio particular de terceiros sem a observância das formalidades legais.

"O representado, ao incentivar a adoção de tarifas estrangeiras contra produtos brasileiros, favorece economicamente setores concorrentes internacionais, com reflexos diretos sobre a arrecadação, a geração de empregos e a balança comercial do país", escreve.

Gadêlha também afirma haver elementos suficientes indicativos do recebimento direto de valores ou repasses financeiros, o que reforçaria a necessidade de investigar se Eduardo se beneficiou, de forma indevida, por meio de operações suspeitas de insider trading.

"Se restar demonstrado que o parlamentar divulgou dados obtidos no exercício do mandato ou em comissão legislativa com potencial de afetar relações diplomáticas e comerciais, a conduta viola deveres funcionais e compromete a segurança institucional do Estado”.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.