/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Ex-dirigentes da Rede atribuem à Justiça Eleitoral indeferimento de candidatura de filiada em Itabuna

Ex-dirigentes da Rede atribuem à Justiça Eleitoral indeferimento de candidatura de filiada em Itabuna

Por Redação

14/07/2025 às 21:36

Atualizado em 14/07/2025 às 23:44

Foto: Divulgação

Os ex-porta-vozes estaduais da Rede da Sustentabilidade Diego Cunha e Iaraci Dias

A respeito da matéria publicada por este Política Livre, no último dia 10 de julho, os ex-porta-vozes estaduais da Rede da Sustentabilidade Diego Cunha e Iaraci Dias afirmam que a candidatura da professora Cleonice Monteiro, de 73 anos, a prefeita de Itabuna no pleito de 2024 foi indeferida pela Justiça Eleitoral.

Em nota, os ex-dirigentes da Rede afirmam “que não existiu qualquer possibilidade de manifestação contrária do Conselho de Ética da Rede durante a atuação da direção executiva municipal do partido em Itabuna em vinte e dois de junho de 2024, quando foram inscritos dois candidatos: Cleonice Monteiro e Dinailton Oliveira, sendo que o último teve maioria dos votos da instância partidária como pré-candidato do partido no município”.

Ainda segundo o texto, a direção estadual respeitou a decisão local apesar da tentativa de mediação com as partes e na federação Rede/PSOL.

“Não obstante todo o esforço de diálogo empreendido pelos porta-vozes, o juiz eleitoral André Luiz Santos Britto, da 28ª. Zona Eleitoral de Itabuna BA, indeferiu registro de todas as candidaturas da federação em Itabuna nas eleições de 2024, vez que não foram preenchidas todas as condições legais para o registro pleiteado”, diz a nota.

“O TSE decidiu que o partido PSOL, integrante da federação encontrava-se suspenso por falta de prestação de contas, o que, efetivamente impedia a participação nas eleições da federação na circunscrição respectiva (art. 2o, §1o da Res. TSE n. 23.609/2019). Portanto, quem impossibilitou candidaturas em Itabuna da federação foi a justiça eleitoral”, declara Diego Cunha.

“Não há o que se falar de qualquer conduta que pudesse violar regra de ética partidária, pelo contrário, os dirigentes atuaram como sempre fizeram, com denodo e respeito. Aliás, esta é uma denúncia sem qualquer fundamento, simplesmente estratégia de expor a posição séria e comprometida do grupo que está à frente da Rede desde sua fundação. Aqui na Bahia, temos compromisso com os princípios e valores da Rede”, ressalta Dias.

Leia também: Denuncia de filiada leva ex-dirigentes estaduais da Rede ao Conselho de Ética do partido

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.