Leão critica polarização entre ricos e pobres e defende "taxação justa"
Por Reinaldo Oliveira/Política Livre
04/07/2025 às 14:30
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados/Arquivo

O deputado federal João Leão (PP) usou suas redes sociais para criticar a polarização entre ricos e pobres, que tem sido bastante discutida nos últimos dias e em especial após a derrubada do decreto presidencial que aumentava a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Na postagem, o deputado defendeu uma “taxação justa” e criticou a tentativa de dividir a população entre classes sociais.
“Ninguém quer ser taxado. O que se quer é uma taxação justa. O seu direito vai até onde encontra o meu direito”, escreveu o parlamentar.
A manifestação de João Leão acontece em meio à crescente tensão entre o governo e o Congresso após parlamentares revogarem o decreto que aumentava o IOF. A equipe do Palácio do Planalto considerava a medida necessária para reforçar o caixa da União, enquanto deputados e senadores afirmaram que o aumento era excessivo e penalizava a população.
Após a derrota no Congresso, governistas criticaram a legalidade da decisão do Legislativo e o parlamentar baiano rebateu as críticas em sua postagem.
“Se diz que a derrubada do IOF é inconstitucional. Ora, se o Congresso derrubou, é porque tinha legalidade constitucional de derrubar. Em síntese, deixou de ser inconstitucional”, acrescentou.
O deputado ainda foi bem incisivo ao criticar o uso de narrativas que colocam ricos contra pobres no debate tributário.
“O direito do Governo vai até onde encontra o direito do Povo. Seja rico, de classe média ou pobre. Não é incentivando guerra entre ricos e pobres que vai se resolver o problema”, escreveu.
